Daimler e Volvo unem esforços para produzir pesados movidos a hidrogénio

  • Redação Autoportal
  • 21 abr 2020, 20:22
Daimler e Volvo
Daimler e Volvo

Nova parceria pretende produzir veículos pesados equipados com sistemas de células de combustível

A Daimler Truck AG e o Grupo Volvo anunciaram esta terça-feira a assinatura de um acordo preliminar não vinculativo com vista a estabelecer uma nova parceria para desenvolver, produzir e comercializar sistemas de células de combustível ('fuel cell') a hidrogénio destinados a veículos pesados.

A Daimler Trucks vai concentrar na futura parceria todas as actividades que detém na área do desenvolvimento e produção de células de combustível, enquanto o Grupo Volvo vai adquirir uma participação de 50% da 'joint venture' por 600 milhões de euros.

PUB

Com esta parceria, que deverá estar concretizada até ao final do ano, os dois grupos pretendem poupar nos custos de investigação, desenvolvimento e produção e acelerar a comercialização dos novos sistemas de fuel cell.

“Esta iniciativa conjunta com o Grupo Volvo é um marco no esforço para levar para as nossas estradas veículos pesados movidos a células de combustível”, sublinhou em comunicado Martin Daum, presidente do conselho de administração da Daimler Truck AG e membro do conselho de administração da Daimler AG.

PUB

Já para o Volvo, a eletrificação dos transportes rodoviários é um elemento chave para um mundo neutro em carbono.

“Usar o hidrogénio em camiões é um dado importante e um complemento aos veículos elétricos a bateria e aos combustíveis renováveis. Combinar a experiência do Grupo Volvo e da Daimler nesta área para acelerar o desenvolvimento e produção de células de combustível é bom tanto para os nossos clientes quanto para a sociedade”, acrescentou Martin Lundstedt, CEO do Grupo Volvo

PUB

O objetivo da 'joint venture' entre a Daimler Truck AG e o Grupo Volvo passa por, a partir da segunda metade da próxima década, oferecer veículos pesados equipados com tecnologia de sistemas de células de combustível.

Continuar a ler

COMPUTADOR DE BORDO

Tem a certeza de que faz o transporte de crianças como deve ser?

Detetores de radar de velocidade à venda na internet. Legais ou ilegais?

Governo alega “questões técnicas”: veículos elétricos sem direito a descontos nas SCUT

VEJA MAIS

MAIS LIDAS