Turbinator II: um míssil de quatro rodas que atinge os 810 km/h (em vídeo)

  • Redação Autoportal
Turbinator II (reprodução YouTube Jinx Vesco)
Turbinator II (reprodução YouTube Jinx Vesco)

O Turbinator II superou as 500 milhas por hora. O carro da Team Vesco pilotado por Dave Spangler atingiu a velocidade máxima de 503,332 mph que, na medição portuguesa, se traduzem nos inéditos 810 km/h alcançados por um veículo de quatro rodas.

Os factos aconteceram há cerca de duas semanas na competição mundial de velocidade de Bonneville Salt Flats. As próximas palavras são para convidar os leitores a ver a proeza em vídeo:

Chegar às 500 mph com um «carro» era o sonho de há 17 anos de Rick Vesco, o dono designer e construtor deste projeto, juntamente com o seu irmão, Don, falecido em 2002.

A chegada à meta ganhou a sua propulsão decisiva em 2013, quando Rick Vesco evoluiu para a segunda versão do Turbinator fazendo evoluções desde a turbina até à carroçaria passando pelo controlo de tração.

O resultado foi este Turbinator II em forma de míssil com rodas (de quase 11 metros de comprimento e mais de 2,2 toneladas de peso) e, lá dentro, um motor de turbina a gás com uma potência superior a 5.000 cv.

O novo recorde de 503 mph não pôde, porém, ser homologado, segundo noticia o «Motor1.com», porque o Turbinator II não conseguiu fazer o segundo percurso em sentido contrário exigido para oficialização da marca devido à chuva que caiu no deserto de sal do estado norte-americano do Utah.

Mas que chegou lá, chegou, como pode ver mais em pormenor num outro vídeo mais longo da Vesco:

Comentários

Veja mais