Novidades

Aston Martin apresenta o SUV de luxo mais potente do mundo

Com mais de 700 cavalos de potência, a Aston Martin faz questão de afirmar que este é o SUV de luxo mais potente do mundo. Será?
Texto

O Aston Martin DBX representou uma nova fase para a marca de Gaydon, uma vez que foi com este modelo que passou a estar presente no mundo dos SUV. No entanto, a presença de um V8 com quase 550 cavalos não era suficiente para fazer frente aos seus rivais mais poderosos, pelo que a marca decidiu arregaçar as mangas e criar algo realmente especial. Algo como o DBX707.

Segundo a própria marca, é o SUV de luxo mais potente do planeta e por essa mesma razão temos de começar mesmo por falar no motor. Trata-se de um 4.0 V8 com turbos de maior dimensão e uma afinação especifica para obter o desejado ganho de potência. O resultado são 707 cavalos e 900Nm de binário máximo, o que, em conjunto com uma caixa de velocidades automática de nove relações, lhe permite acelerar dos 0 aos 100 km/h em pouco mais de três segundos e superar os 300 km/h de velocidade máxima.

No entanto, além do motor, esta nova versão do DBX também consegue estar mais apelativa do ponto de vista dinâmico através de uma nova configuração das suspensões pneumáticas e até do chassis para uma maior rigidez do conjunto. Além disso, as modificações na suspensão também foram pensadas para oferecer uma resposta da direção mais precisa e controlo da carroçaria mais eficaz.

Para as estradas mais retorcidas, foi modificado o diferencial traseiro para conseguir lidar com a dose extra de binário, mas também para uma maior eficácia em curva. Tal como acontecia com versão V8 já existente, continua a ser possível enviar 100% da potência para o eixo posterior, mas também se pode deixar o sistema a decidir a melhor forma de colocar a potência em ambos os eixos de uma forma automática.

No capítulo da estética, a versão 707 do DBX conta com a característica grelha dianteira da Aston Martin, mas com uma dimensão mais larga, de forma a passar mais ar para esta motorização mais potente. Mas além dessa função, há ainda a criação de um estilo específico para esta versão, com seis barras horizontais mais largas e um novo posicionamento das luzes de condução diurna.

Para complementar, as saias laterais têm um desenho mais agressivo e na secção traseira há um spoiler de maiores dimensões e um extrator de ar mais imponente, que dá ainda mais destaque às quatro enormes saídas de escape. E, como toque final, estão presentes novas jantes com 22 polegadas de diâmetro (23 em opção) e novas cores para a carroçaria.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal