Volkswagen vai suprimir cinco mil postos de trabalho até 2023

  • Redação Autoportal
  • 14 mar, 17:04
Volkswagen Logo (Associated Press)
Volkswagen Logo (Associated Press)

Marca germânica quer reduzir custos e focar-se na produção elétrica

A Volkswagen anunciou que pretende cortar cinco mil postos de trabalho através de medidas voluntárias como reformas parciais e antecipadas, num esforço para reduzir custos e focar-se na produção elétrica.

De acordo com o jornal alemão «Handelsblatt», citado pela agência de informação financeira «Bloomberg», o acordo alcançado com as estruturas representantes dos trabalhadores pode levar a um corte de cinco mil postos de trabalho e 500 milhões de euros em despesas de reestruturação da atividade empresarial do construtor.

PUB

A Volkswagen tinha anunciado em dezembro que ia negociar com os sindicatos para garantir um acordo que, ao baixar os custos em 5% até 2023, permitisse ao grupo focar-se na produção de veículos elétricos e nas operações de 'software'.

De acordo com a «Bloomberg», o acordo laboral existente impede os despedimentos até ao final da década.

"Devido aos nossos elevados investimentos na expansão da mobilidade elétrica e na digitalização, a Volkswagen foi capaz de desenvolver um papel pioneiro como condutor da mudança no setor automóvel", revelou o diretor do departamento de recursos humanos, Gunnar Kilina, concluindo que "isto requer o contínuo controlo dos custos que garantam o financiamento dos investimentos necessários no futuro".

PUB

Recorde-se que Volkswagen vendeu 5,3 milhões de veículos em 2020, menos 15,1% face ao ano anterior, penalizada pela queda em todos os mercados devido à pandemia de covid-19, segundo os números anunciados em janeiro pelo construtor germânico.

Continuar a ler

RELACIONADOS

Volkswagen ID.3 e ID.4 já fazem atualizações ‘over-the-air’

Projeto Trinity chega em 2026 e vai liderar a eletrificação da Volkswagen

Volkswagen pondera avançar com o ID.3 descapotável

ID. Buzz será o primeiro Volkswagen autónomo

Volkswagen comemora 45 anos do Golf GTI Clubsport com edição especial

COMPUTADOR DE BORDO

Saiba como deve circular em rotundas de forma correta

Fique a saber como são as novas cartas de condução

Descontos nas portagens das ex-Scut de Algarve e Interior vão até aos 55%

VEJA MAIS

MAIS LIDAS