Vídeo: Lexus LFA celebra 10 anos e apaga as velas com o potente motor

  • Redação Autoportal
  • 12 jan, 18:12

Marca de prestigio da Toyota produziu apenas 500 unidades deste supercarro

A Lexus está a celebrar os 10 anos do LFA, um modelo exclusivo, com uma produção limitada de 500 unidades e que deixou um importante legado que influenciou todos os carros que a marca de luxo da Toyota construiu desde então.

A história deste modelo da Lexus remonta a 2000, quando Harahiko Tanashi, engenheiro chefe da marca recebeu carta branca para desenvolver um supercarro.

O primeiro protótipo foi terminado em 2003, e um ano mais tarde arrancavam os testes dinâmicos no circuito de Nurburgring.

Em 2005, no Salão de Detroit, o protótipo foi apresentando, mas só dois anos mais tarde surgiu um modelo já muito próximo da versão de produção.

Em 2008 o LFA participou pela primeira vez nas 24 Horas de Nurburgring, mas só no Salão de Tóquio de 2009, a Lexus confirmou a produção do exclusivo modelo.

O Lexus LFA conta com um bloco V10 atmosférico de 4.8 litros com 560 cv de potência e uma caixa sequencial de seis velocidades, o que permite a este exclusivo modelo acelerar dos 0 aos 100 km/h em 3,7 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 325 km/h.

Mas a marca de prestígio da Toyota reservou para 2011 uma nova versão que recebeu a designação de LFA Nurburgring Edition, dotada de uma aerodinâmica melhorada, suspensão mais rígida, jantes de liga leve com pneus de alto desempenho e uma potência de 570 cv.

Desta versão, a Lexus produziu apenas 50 modelos, um dos quais conduzido por Akira Ida estabeleceu na altura o recorde de velocidade em Nurburgring para carros de produção.

Para celebrar o seu décimo aniversário a preceito, o Lexus LFA precisou apenas de um sopro do seu potente motor, para apagar as velas.

RELACIONADOS

Lexus revela o Direct4: a tecnologia elétrica de condução de última geração

Lexus revela edição limitada do LC 500 Convertible inspirado num iate de luxo

Lexus apresenta o novo IS

COMPUTADOR DE BORDO

Fique a saber como são as novas cartas de condução

Descontos nas portagens das ex-Scut de Algarve e Interior vão até aos 55%

Largue o telemóvel: conheça as alterações ao Código da Estrada

VEJA MAIS

MAIS LIDAS