Volkswagen revela o Golf R mais poderoso de sempre | AUTOPORTAL
PUB

Volkswagen revela o Golf R mais poderoso de sempre

  • Redação Autoportal
Novo Volkswagen Golf R é o mais potente de sempre e traz modo Drift
Volkswagen apresenta o novo Golf R com 315 cv de potência
Novo Golf R é o mais potente de sempre com 315 cv

A Volkswagen revelou a nova geração do Golf R que chega com 315 cv, o que torna este modelo no mais potente de sempre da gama.

O novo Golf R está dotado de um motor turbo de 2.0 litros e quatro cilindros GTI, com um binário de 420 Nm, associado a uma transmissão automática de dupla e embraiagem DSG de 7 relações e tração às quatro rodas 4Motion com sistema ‘R-Performance Torque Vectoring’.

A Volkswagen adiantou que este bloco permite ao novo Golf R acelerar dos 0 aos 100 km/h em 4,7 segundos e alcançar uma velocidade máxima é limitada eletronicamente a 250 km / h. No entanto, o Golf R também pode ser encomendado com um pacote R-Performance opcional, que permite que a velocidade máxima seja aumentada para 270 km/h.

O Golf R conta de série com uma suspensão DCC adaptativa, ajustável de acordo com o modo de condução escolhido, que também altera a gestão da tração integral, o denominado XDS 'diferencial eletrónico'.

O topo de gama mais potente de sempre do Golf, conta com quatro modos de condução: Comfort, Sport, Race e Individual. Para além disso pode incluir o pacote R-Performance que conta com um botão ‘R’ no volante que permite acionar os modos, Special e Drift.

O modo Special, é uma afinação específica para rodar no circuito germânico de Nurburgring e que permite alterar as especificações do motor, caixa de velocidades, controlo de estabilidade, suspensões e direção.

Já o modo Drift, permite alterar o controlo de estabilidade e o sistema de tração, de forma a forçar a sobreviragem do eixo traseiro.

No que toca a estética, o Golf R não esconde que é um modelo musculado, onde se destaca um novo para-choques dianteiro, com spoiler, grelhas laterais em forma de assa e uma barra azul por cima do radiador.

Já na traseira sobressaem as quatro saídas de escape, que surgem combinadas com um difusor aerodinâmico, bem como um spoiler colocado na terminação do tejadilho que garante a necessária força descendente para o eixo traseiro.

O novo Golf R vem equipado com jantes de 18 polegadas e 19 polegadas como opção, para além de travões de disco perfurados.

No interior destaque para os bancos desportivos com encostos de cabeça integrados, bem como para o ecrã de 10 polegadas do sistema de infoentretenimento DIscover Media.

Para além disso o painel de instrumentos é digital e dispõe de grafismos específicos R, incluindo um conta-rotações tridimensional.

O volante mulitifunções é em couro com pespontos em azul e está dotado de patilhas, enquanto os pedais são em alumínio.

A Volkswagen revelou ainda que o novo Golf R vai estar disponível em três cores: Lapiz Blue Metallic, Pure White e Deep Black Pearl Effect.

Este é o quinto Golf R, produzido pela marca de Wolfsburg desde 2002, ano em que a Volkswagen lançou o primeiro modelo, o Golf R322  equipado com um motor 3.2 litros de seis cilindros que debitava 241 cv de potência.

Em 2005 surgiu o R32, dotado de um motor V6 de 250 cv de potência, enquanto em 2009, a Volkswagen trocou o bloco V6 por um TSI e dotava a terceira geração do Golf R com 270 cv.

A quarta geração do Golf R surgiu em 2013, dispondo do mesmo bloco de 2.0 litros turbo que a geração anterior e o mesmo 2.0 de quatro cilindros turbo.

  • TEMAS:
  • Volkswagen

  • Golf R

  • Desportivo

Veja mais