Aston Martin lança edição comemorativa do Vantage Roadster

  • Redação Autoportal
  • 12 jul, 12:11

A divisão Q by Aston Martin desenvolveu a versão que homenageia o protótipo A3, agora com 100 anos de existência e ainda em circulação

A Aston Martin acaba de lançar uma edição comemorativa do seu Vantage Roadster, numa homenagem ao mítico modelo A3 que este ano comemora 100 anos de vida. Trata-se do exemplar mais antigo da marca britânica ainda em circulação, mais concretamente o terceiro protótipo (daí o seu nome) de um total de cinco a sair da fábrica então localizada em Abingdon Road, Kensington, Londres. Numa altura em que a Aston Martin não tinha ainda dado início à produção de automóveis em série.

Equipado com um motor de válvula lateral de 1,5 litros e 11 cv, o A3 conquistou vários recordes de velocidade nos anos 20 do século passado. Este raro exemplar, adquirido em leilão em 2002 pelo Aston Martin Heritage Trust (AMHT), foi depois restaurado por forma a ficar o mais próximo possível da sua especificação original de fábrica por Ecurie Bertelli, especialista da Aston Martin no período pré-guerra.

PUB

Quanto ao exclusivo Vantage Roadster agora apresentado, resulta de uma criação da divisão de personalização “Q by Aston Martin”, encomendada em conjunto pelo AMHT e pelo Aston MartinHWM, o concessionário mais antigo da marca em todo o mundo, inaugurado em 1938. Combina detalhes clássicos com as mais recentes inovações tecnológicas e engenharia da marca britânica, sendo produzidas apenas três unidades.

PUB

A sua decoração e componentes combinam detalhes clássicos com as mais recentes inovações tecnológicas e engenharia da marca britânica, com vários detalhes a remeterem para o histórico A3. São exemplos as correias em couro no painel lateral, sobre uma aplicação em alumínio com a inscrição “No 3”, ou as pinças de travão em bronze. No interior destacam-se os bancos canelados microperfurados, as inscrições Aston Martin com o tipo de letra usado em 1921 e a aplicação de bronze, tal como tinha em abundância o chassis nº. 3 do construtor britânico.

PUB

De forma simbólica, serão produzidas apenas três unidades deste especial Aston Martin Vantage Roadster.

Continuar a ler

RELACIONADOS

Valkyrie AMR Pro é a versão mais radical do hipercarro da Aston Martin

Aston Martin mostra as metralhadoras dos primeiros DB5 Goldfinger

Ferrari com modelos clássicos e novidades no Festival de Goodwood

Veja a parada de novas estrelas em exibição em Goodwood

COMPUTADOR DE BORDO

Detetores de radar de velocidade à venda na internet. Legais ou ilegais?

Governo alega “questões técnicas”: veículos elétricos sem direito a descontos nas SCUT

Atenção às datas de revalidação de carta de condução. Faça tudo online e poupe 10%

VEJA MAIS

MAIS LIDAS