Ducati celebra o 25 anos da 916 com uma edição especial da Panigale V4

  • Redação Autoportal
Ducati apresenta a 916 aniversário
Ducati vai produzir 500 motos deste modelo de aniversário

Foi há vinte e cinco anos que a Ducati 916 surgiu pela primeira vez. Um modelo destinado a transformar o panorama do design de motos e fazer apaixonar fãs através de todo o Mundo. A 916 tinha um estilo único, elegante, leve e tecnologicamente inovadora, um verdadeiro pilar das motos "Made in Italy".

Nascida a partir dos esboços de Massimo Tamburini, a Ducati 916 revolucionou o mundo do design motociclístico e fez apaixonar fãs em todo o planeta. Revelando um estilo inovador, elegância, leveza e dimensão compacta, é vista por muitos como a moto mais apelativa e icónica alguma vez construída.

A Ducati 916 não foi apenas uma moto bela e um enorme sucesso de vendas da marca de Borgo Panigale, também venceu Campeonatos do Mundo de Superbike. A 916 SBK foi uma força a ter em conta logo desde a sua estreia em 1994, e os anos seguintes viram-na vencer 120 corridas, 8 títulos de Construtores e 6 títulos de Pilotos, quatro deles com Carl Fogarty.

O piloto inglês ganhou 55 corridas com a Ducati, 43 das quais pilotando a 916 SBK e a 996 SBK. “King” Carl e a 916 permanecem como a dupla mais bem-sucedida da história da Ducati no campeonato do mundo de Superbikes.

Para celebrar esta importante efeméride, a Ducati apresentou agora a Panigale V4 25° Aniversário 916. Esta edição limitada consistirá em 500 motos individualmente numeradas e irá contar com uma decoração original e componentes de competição exclusivos.

A 916 Aniversário  é construída sobre a base mecânica da Panigale V4 S. Esta sofreu 'upgrades' orientados para a competição e derivados da Panigale V4 R, como é o caso do quadro Front Frame, desenhado segundo das especificações da Ducati Corse.

A imagem da moto combina uma decoração especial com jantes em magnésio forjado, um escape homologado Akrapovič em titânio e uma longa lista de componentes Ducati Performance.

Na apresentação da Panigale V4 Aniversário, que teve lugar em Pebble Beach na Califórnia, Carl Fogarty lembrou que a Ducati 916 desempenhou um papel importante na sua carreira.

“A Ducati 916 concedeu-me alguns momentos fantásticos e inesquecíveis. Desempenhou um papel de protagonista na minha carreira e na história do Campeonato do Mundo de Superbike. No mais amplo cenário do motociclismo, estabeleceu um novo padrão para o estilo e performance. Estou orgulhoso de ter tido um papel importante nessa história de sucesso, e igualmente orgulhoso de estar aqui e celebrar este importante aniversário ao revelar oficialmente esta moto de cortar a respiração.”

A Ducati já fez saber que a Panigale V4 25.° Aniversário 916 vai chegar ao mercado a partir de outubro e vai ter um preço de 44.095€.
 

  • TEMAS:
  • Ducati

  • Ducati 916 Aniversário

  • Panigale V4

Veja mais