Novidades

Citroën Berlingo torna-se elétrico de passageiros multiusos

Com variantes até 7 passageiros, o furgão oferece uma autonomia até 280 km
Texto

A Citroën anunciou a chegada para o segundo semestre deste ano da versão elétrica do seu veículo de passageiros multiusos Berlingo. Dentro da modularidade e do programa de conforto da marca francesa, Citroën Advanced Comfort, que caracterizam o furgão que pode transportar até 7 pessoas, o novo ë-Berlingo oferece uma autonomia até 280 km.

A autonomia proporcionada pela bateria de 50 kWh (colocada sob os bancos e o piso de carga para não afetar o espaço) estará, claro, dependente da utilização, com o novo ë-Berlingo a dispor de três programas de condução para adequar às necessidades.

O programa Eco otimiza o consumo de energia reduzindo as fontes (como o ar condicionado) e disponibilizando 60 kW (80cv) de potência e 180 Nm de binário; o Normal equilibra a economia no consumo com as prestações disponibilizando com 80 kW (107 cv) e 210 Nm; e a potência máxima de 100 kW (136 cv) e os 260 Nm de binário são proporcionados no programa Power.

O Citroën ë-Berligo anuncia consumos de 18 kWh/100 km dispondo de um ‘Modo B’ no seletor da caixa que melhora recuperação de energia nas travagens e nas desacelerações e permitino também os carregamentos diferidos.

Os tempos de carregamento podem variar entre as 15 horas numa tomada doméstica para conseguir a carga total, ou os 30 minutos para carregar 80% da bateria num posto com potência de 100 kW passando por opções intermédias de carregamentos em sete horas e meia numa Wallbox de 7,4 kW.

No exterior do ë-Berlingo com uma nova grelha, notam-se os elementos característicos de tons azuis da eletrificação, com as extensas superfícies vidradas (incluindo o teto panorâmico) a iluminarem um interior onde a conetividade ganha destaque, com tecnologias que incluem os comandos por voz ou o sistema de navegação em tempo real (no ecrã tátil de 8’’ com um menu específico para o desempenho elétrico), ou a compatibilidade com as plataformas Apple CarPlay e Android Auto.

Para 5 ou até 7 passageiros o ë-Berlingo tem duas variantes de carroçaria: a mais curta M, com 4,40 m de comprimento, ou a mais longa XL, com 4,75 m. Com acessos privilegiados pelas portas laterais deslizantes com vidros elétricos ou o grande portão traseiro, o XL consegue em chão plano um comprimento de carga máximo de 3,05 m (estando rebatido o banco do passageiro da frente) e 2.126 litros de volume na bagageira – a variante M consegue 2,70 m.

Com 5 lugares, a variante M oferece na bagageira 775 litros e a XL disponibiliza 1.050 litros, com várias modularidades desde a posição intermédia da chapeleira dividindo o espaço até à arrumação no teto.

O Citroën ë-Berlingo tem 18 ajudas à condução entre as quais se destacam o ‘head-up display’, a ajuda ao arranque em subida e o controlo de tração nas descidas, um assistente de estacionamento que avalia a dimensão do espaço para estacionar, regulador e limitador de velocidade; bem como alertas de transposição da faixa e de colisão, travagem de emergência, vigilância de ângulo morto ou o controlo de estabilidade do reboque.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano