Jaguar revela a edição exclusiva de aniversário do E-Type

  • Redação Autoportal
  • 13 mar, 17:24

Marca britânica vai comercializar seis pares deste icónico modelo que comemora o seu 60.º aniversário

A Jaguar revelou os modelos da ’60 Edition’, com os quais vai assinalar no próximo dia 15 de março o 60.º aniversário do icónico Jaguar E-Type.

Trata-se de seis pares de modelos preparados pelo departamento de clássicos da marca britânica, para homenagear dois dos mais antigos e famosos Jaguar E-Type de todos.

PUB

O E-Type Coupé 3.8, conhecido pela sua matrícula '9600 HP' e o E-Type Roadster 3.8, que desempenharam um papel importante na estreia mundial deste modelo no Salão de Genebra, em 1961.

Para celebrar os 60 anos deste modelo, a Jaguar restaurou os veículos de 1960 com as especificações exclusivas de aniversário.

A marca britânica vai produzir assim seis unidades do Coupé que vão contar com uma pintura especifica ‘Flat Out Grey’, enquanto as seis unidades do Roadster vão dispor de uma cor exclusiva ‘Drop Everything Green’.

Cada edição E-type 60 Edition apresenta vários detalhes de design comemorativos do 60.º aniversário, criados em conjunto com o diretor de design da Jaguar, Julian Thomson.

PUB

“O Jaguar E-Type é um ícone genuíno, tão sensacional hoje quanto na altura em que foi revelado em 1961. É uma prova do avançado design e engenharia do E-Type que ainda pode ser apreciado e admirado com tanta paixão quase 60 anos depois”, sublinhou Dan Pink, diretor do departamento de clássicos da Jaguar, em comunicado.

A atualização mecânica mais significativa destes modelos de aniversário é uma caixa manual de cinco velocidades especialmente desenvolvida que apresenta sincronismo em todas as relações, engrenagens de corte helicoidal e uma caixa de alumínio fundido reforçada para maior fiabilidade e durabilidade, bem como relações de transmissão mais próximas e mudanças mais suaves.

PUB

Por seu lado o motor de 3,8 litros com 265 cv de potência e seis cilindros beneficia de ignição eletrónica para utilização diária, bem como sistema de escape em aço inoxidável polido.

Para além disso existem detalhes que conferem a estes modelos de aniversário do E-Type um ar de modernidade, caso do sistema de infoentretenimento que inclui navegação, logótipos específicos e o mapa do percurso que os carros originais realizam na consola central.

PUB

Os carros da Coleção 60 E-Type, que são vendidos em pares (um coupé E-type 60 Edition, um roadster E-60 Edition), têm acabamento nas cores exclusivas Flat Out Grey e Drop Everything Green, respetivamente, inspiradas nas cores originais de 1961 e que não vão ser utilizadas em nenhum outro modelo da Jaguar.

A marca britânica revelou ainda que no verão de 2022, os seis clientes da edição de aniversário, E-Type 60 Edition, e convidados vão participar na aventura que vai ligar Coventry a Genebra, de forma a recriar a viagem original destes modelos da Jaguar para o Salão Automóvel de Genebra de 1961.

Continuar a ler

RELACIONADOS

Jaguar torna-se numa marca 100% elétrica a partir de 2025

Jaguar E-Type mais rápido do mundo é uma «Besta» que está à venda

Jaguar assinala 70 anos do C-Type com edição especial

Jaguar assinala 60 anos do E-Type com edição especial F-Type Heritage

COMPUTADOR DE BORDO

Saiba como deve circular em rotundas de forma correta

Fique a saber como são as novas cartas de condução

Descontos nas portagens das ex-Scut de Algarve e Interior vão até aos 55%

VEJA MAIS

MAIS LIDAS