Novidades

Famosa Famel XF-17 vai voltar em versão elétrica

E-XF será uma moto elétrica de produção portuguesa
Texto
Famel E-XF
Famel E-XF

A famosa Famel XF-17 vai voltar numa aliança entre a herança do passado e a tecnologia do presente com uma nova versão elétrica da mítica moto que fez os encantos das estradas portuguesas.

A nova Famel E-XF que está a ser preparada desde há sete anos vai sair da garagem para dar o seu primeiro passeio até ao Salão Automóvel Híbrido e Elétrico que decorre entre os próximos dias 22 e 24 na Alfândega do Porto.

Joel Sousa, engenheiro automóvel de 35 anos, é o principal responsável pela refundação desta marca 100% portuguesa com a recuperação do mítico modelo XF-17 em versão elétrica na vanguarda do projeto.

“Vamos trazer a Famel de volta a Portugal! Ela é realmente uma moto linda que sabemos nunca ter saído do coração dos portugueses. Por isso, depois de sete anos de trabalho de engenharia e design, a Famel está, finalmente, pronta para atrair para a garagem as pessoas que queiram recordar e aqueles que queiram conhecer este ícone nacional.”

Joel Sousa afirma, porém, que o desafio de “trazer a este modelo elétrico da Famel uma dinâmica e agilidade que proporcionem uma experiência única na condução em cidade”, ainda está no início e precisa de apoios.

“Estamos a falar de uma grande marca, mas ainda de um pequeno negócio que, se queremos que se torne grande de novo. precisa do apoio do povo português para chegarmos a uma produção anual mínima de duas mil unidades”.

O engenheiro acrescenta que é preciso “financiamento para levar este protótipo a um novo patamar, bem como para produzir e comercializar a E-XF” existindo já uma iniciativa de crowdfunding a decorrer com novidades sobre esta participação marcadas já para sexta-feira e e outras ainda por revelar: “Guardem na agenda o dia 31 de outubro! Teremos mais novidades.”

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal