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Ariya Concept: o interior futurista dos novos modelos da Nissan sem tablet

Marca japonesa revela uma nova abordagem para a integração do sistema de infoentretenimento
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O Ariya Concept é uma versão do futuro crossover elétrico da marca, que aposta numa nova tecnologia e um design diferente dos atuais modelos da Nissan.

Ao contrário da tendência atual do mercado automóvel que passa por ecrãs volumosos dos  sistemas de infoentretenimento, semelhantes a tablets, colocados no meio painel frontal, a Nissan parece resistir a essas tendências e escolheu um caminho diferente quando desenvolveu o ecrã para o Ariya Concept, dando prioridade ao design e à visão em detrimento das tendências mais recentes.

Ao invés de um tablet, o crossover elétrico possui um ecrã duplo curvo, reminiscência de uma onda, que confere segundo a Nissan, uma sensação de um "horizonte" em todo o automóvel, a partir de elementos nas portas que continuam até à traseira do habitáculo.

A configuração reflete a nova linguagem de estilo da marca, descrita como ‘Futurismo Japonês Intemporal’, também expressa no "escudo" dianteiro exclusivo do protótipo Ariya. Mas o design horizontal não foi escolhido apenas pelo seu bom aspeto.

O olhar humano observa naturalmente de um lado ao outro durante a condução”, explica Tomomichi Uekuri, gestor sénior da equipa de engenharia de IHM. “As pessoas conseguem ver e absorver mais informação se esta for disposta horizontalmente. A visão periférica também funciona assim”, acrescenta.

Este novo ecrã além de transmitir de uma forma mais clara as informações ao olho humano, tem uma localização segura, já que se encontra na linha de visão, perto da estrada. Quando combinado com a estética de horizonte do habitáculo, torna-se numa parte natural do painel frontal.

Desta forma o ecrã do Nissan Ariya Concept mantém a informação de condução num local do painel de instrumentos semelhante ao de um automóvel tradicional, ao mesmo tempo que exibe no ecrã central informações de entretenimento, controlos de conforto e estado do sistema. Ambos estão envolvidos num painel que flui entre o condutor e o passageiro.

Embora existam dois ecrãs, as informações podem ser deslocadas ou transferidas entre eles, para criar a sensação de um único ecrã. Por exemplo, se pretender que as direções da sua rota e o mapa estejam em frente ao volante, podem aparecer nesse local. Também podem deslocar-se para o centro, ou desaparecer quando já não forem necessários.

A construção ondulada do ecrã é inovadora e utiliza uma configuração ergonómica, tanto para o painel como para o ecrã central, não só para visibilidade, mas também para permitir que o condutor alcance facilmente o ecrã tátil central”, concluiu Uekuri.

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