Audi e-tron já foi apresentado e chega ao mercado no final do ano

  • Redação Autoportal
V?DEO: Audi e-tron: o primeiro SUV 100% elétrico da marca dos quatro anéis

A Audi apresentou finalmente o seu primeiro SUV totalmente elétrico, o e-tron. A apresentação que teve lugar em São Francisco nos Estados Unidos, deu a conhecer o primeiro modelo de produção em série totalmente elétrico da marca de Ingolstadt. 

O novo Audi e-tron é um SUV a pensar na família com um comprimento de 4,901 e 1,935 m de largura, 1,616 m de altura e quase três metros de distância entre eixos. A capacidade da bagageira principal é de 660 litros (bagageira dianteira de 60 litros) e a capacidade de reboque de 1,8 toneladas.

Com dois motores elétricos (um por eixo) que permitem uma potência total de 300 kW (408 CV) e 400 quilómetros de autonomia, segundo a marca, o Audi e-tron revela igualmente ar desportivo e chega dos 0 aos 100 km/h em 5,7 segundos.

Um fator chave para o caráter desportivo e a sua dinâmica transversal e a posição baixa e central na qual o sistema de bateria é instalado e que permite ao veículo um alcance adequado para percorrer longas distâncias. 

O pack de baterias, que pesa 700 quilos, ocupa 2,28 metros de comprimento, 1,63 m de largura e 34 cm de altura. Compreende um total de 36 módulos, cada módulo conta com 12 células.

A bateria que tem segundo a marca uma autonomia de 400 km, pode receber carregamentos rápidos de 150 kW e opera com uma voltagem nominal de 396 volts, armazenando 95 kWh de energia. No entanto, este novo Audi e-tron também pode ser carregado com corrente alternativa AC até 11 kW e precisa de 8h30 para alcançar 80% da carga.

Durante mais de 90% de todas as desacelerações, o Audi e-tron recupera energia através dos seus motores elétricos. O SUV elétrico aproveita o seu potencial máximo de recuperação em combinação com o sistema integrado de controlo de travagem eletro-hidráulico. 

A aerodinâmica projetada também contribui significativamente para a eficiência do e-tron. Um dos destaques deste conceito são os espelhos retrovisores virtuais opcionais - uma novidade num modelo de produção em série, que reduzem o arrasto aerodinâmico, mas também levam a digitalização do veículo a um nível totalmente novo.

O Audi e-tron oferece o espaço e o conforto que os modelos da marca nos habituaram o que combina com materiais de alta qualidade e fino acabamento, tornando assim  a mobilidade elétrica uma experiência premium. 

No seu interior podemos contar com com um ecrã touchscreen que se ajusta automaticamente à luminosidade exterior.  O Audi e-tron está bem conectado sendo equipado com o media center de MMI, além de incluir o LTE Advanced e um hotspot Wi-Fi. Para além disso pode contar com vários sistemas de assistência à condução, como o auxiliar de eficiência padrão que ajuda a promover um estilo de condução económica.

Os espelhos virtuais com pisca incorporado são uma opção que permite melhorar a aerodinâmica do SUV (medem menos 20 cm do que os espelhos convencionais), potenciando que a autonomia cresça 2,5 km.

O novo Audi e-tron vai chegar ao mercado no final deste ano e o preço inicial do SUV elétrico na Alemanha é de 79.900 euros.

Audi apresentou o seu primeiro SUV 100% elétrico

Comentários

Veja mais