Novidades

Audi revela o Q4 Sportback e-tron Concept: um SUV com autonomia até 500 km

Novo modelo reforça a estratégia de elétrificação da gama da marca germânica
Texto

A Audi apresentou esta terça-feira o seu novo protótipo 100% elétrico, o SUV compacto Q4 Sportback e-tron.

O primeiro SUV primum elétrico da marca germânica apresenta linhas desportivas, com um teto inclinado, que termina num spoiler traseiro, bem ao jeito de um coupé.

De acordo com a marca germânica este design permite transmitir uma sensação de maior comprimento ao novo modelo.

Contudo, a verdade é que o Q4 Sportback e-tron apresenta dimensões muito idênticas às do seu irmão Q4 e-tron, com 4,60m de comprimentos, ou seja, 1 centímetro a mais que o irmão, uma altura de 1,60 m (1 cm mais baixo).

Já no que toca à largura o novo Q4 Sportback e-tron tem 1,90m e uma distância entre eixos de 2,77m, as mesmas que o seu irmão.

Em matéria de design, destaque para a nova grelha falsa, faróis finos de LED e farolins ligados por uma faixa luminosa colocada a meio da porta da bagageira.

Para além disso a ausência de escapes levou a Audi a equipar este Sportback com um para-choques traseiro com difusor e laminas horizontais, onde se destaca o logótipo e-tron iluminado ao centro.

No interior o destaque vai para o painel de instrumentos digital, um ecrã central tátil de 12,3 polegadas, detalhes metálicos e em preto brilhante e bancos em alcântra.

O novo Q4 Sportback e-tron concept tem por base a plataforma MEB do Grupo Volkswagen, para veículos elétricos e vai contar com dois motores elétricos alimentados por uma bateria de íons de lítio de 82 kWh.

Um motor instalado no eixo traseiro que debita uma potência de 204 cv e binário de 310 Nm, outro no eixo dianteiro com 102 cv de potência e um binário de 150 Nm.

A potência combinada é de 306 cv, números que permite ao Audi Q4 Sportback e-tron acelerar dos 0 aos 100 km/h em 6,3 segundos e uma velocidade máxima de 180 hm/h.

Em matéria de autonomia a Audi revelou que Q4 Sportback e-tron pode realizar 450 km com uma única carga no ciclo WLTP. No entanto, as versões com tração traseira vão permitir uma autonomia de superior a 500 km.

A Audi revelou ainda que a bateria pode ser carregada até 80% em 30 minutos recorrendo a um carregador de 125 kW.

A marca germânica revelou ainda que a produção do novo Q4 Sportback e-tron, bem como do seu irmão Q4 e-tron vai arrancar em 2021, apesar do modelo agora apresentado ser um protótipo.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal