Condução autónoma: governo alemão aprova lei que vai permitir acelerar projetos de mobilidade

  • Redação Autoportal
  • 23 jul, 11:40
Projeto de transporte autónomo HEAT em Hamburgo (foto: IAV)
Projeto de transporte autónomo HEAT em Hamburgo (foto: IAV)

Foi aprovada no passado mês de maio uma nova lei relacionada com a condução autónoma, que poderá dinamizar o uso desta tecnologia.

Imagine que vai apanhar um autocarro para se deslocar até ao seu destino, mas ao entrar, percebe que este não tem condutor e consegue deslocar-se pelos seus próprios meios.

Parece algo extraído de um filme de ficção científica, mas é algo que a HEAT em Hamburgo, na Alemanha, já tem em funcionamento atualmente. Cada um destes veículos consegue ser monitorizado através de um centro de controlo ou mesmo controlado remotamente caso algo não corra como previsto, o que permite a sua utilização.

PUB

A grande desvantagem é que não existe muita legislação no que diz respeito à utilização comercial da tecnologia de condução autónoma, mas para fazer avançar este ponto, o governo alemão acaba de aprovar uma nova lei.

Esta nova lei destaca-se por abrir o caminho para que diversas empresas possam começar a ganhar dinheiro com serviços de condução autónoma, o que também acaba por estimular o desenvolvimento desta mesma tecnologia.

Nesta mesma lei há apenas a exigência de que os veículos de condução autónoma sejam sempre supervisionados por seres humanos, o que reflete a constatação de que os investigadores desta tecnologia ainda estão muito longe do ponto em que pode deixar confortavelmente que seja o carro a conduzir por si na totalidade da viagem.

PUB

Outra das exigências previstas é a de que os veículos autónomos em questão operem sempre num espaço aprovado previamente pelas autoridades de segurança rodoviária, uma vez que ainda se considera que esta tecnologia não está suficientemente avançada para atuar com total segurança em zonas onde as situações de tráfego são mais caóticas e imprevisíveis.

PUB
Continuar a ler

RELACIONADOS

Aliança BAIC e Baidu irá colocar mil táxis autónomos na estrada em 3 anos

Não se assuste pelo aspeto, o Aurrigo é o primeiro autocarro autónomo do Reino Unido

Domino's Pizza utiliza carro elétrico autónomo nos EUA

ID. Buzz será o primeiro Volkswagen autónomo

COMPUTADOR DE BORDO

Tem a certeza de que faz o transporte de crianças como deve ser?

Detetores de radar de velocidade à venda na internet. Legais ou ilegais?

Governo alega “questões técnicas”: veículos elétricos sem direito a descontos nas SCUT

VEJA MAIS

MAIS LIDAS