Novidades

Condução autónoma: governo alemão aprova lei que vai permitir acelerar projetos de mobilidade

Foi aprovada no passado mês de maio uma nova lei relacionada com a condução autónoma, que poderá dinamizar o uso desta tecnologia.
Texto
Projeto de transporte autónomo HEAT em Hamburgo (foto: IAV)
Projeto de transporte autónomo HEAT em Hamburgo (foto: IAV)

Imagine que vai apanhar um autocarro para se deslocar até ao seu destino, mas ao entrar, percebe que este não tem condutor e consegue deslocar-se pelos seus próprios meios.

Parece algo extraído de um filme de ficção científica, mas é algo que a HEAT em Hamburgo, na Alemanha, já tem em funcionamento atualmente. Cada um destes veículos consegue ser monitorizado através de um centro de controlo ou mesmo controlado remotamente caso algo não corra como previsto, o que permite a sua utilização.

A grande desvantagem é que não existe muita legislação no que diz respeito à utilização comercial da tecnologia de condução autónoma, mas para fazer avançar este ponto, o governo alemão acaba de aprovar uma nova lei.

Esta nova lei destaca-se por abrir o caminho para que diversas empresas possam começar a ganhar dinheiro com serviços de condução autónoma, o que também acaba por estimular o desenvolvimento desta mesma tecnologia.

Nesta mesma lei há apenas a exigência de que os veículos de condução autónoma sejam sempre supervisionados por seres humanos, o que reflete a constatação de que os investigadores desta tecnologia ainda estão muito longe do ponto em que pode deixar confortavelmente que seja o carro a conduzir por si na totalidade da viagem.

Outra das exigências previstas é a de que os veículos autónomos em questão operem sempre num espaço aprovado previamente pelas autoridades de segurança rodoviária, uma vez que ainda se considera que esta tecnologia não está suficientemente avançada para atuar com total segurança em zonas onde as situações de tráfego são mais caóticas e imprevisíveis.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal