Novidades

Evija vai ter som inspirado em antigo Fórmula 1 da Lotus

Hiperdesportivo elétrico da Lotus com 2.000 cv vai dispor de uma banda sonora única
Texto

A Lotus pretende que o novo Evija tenha uma ‘banda sonora’ única e para isso recorreu ao produtor musical galês Patrick Patrikios de forma a que o som do hiperdesportivo elétrico tenha algumas semelhanças com um V8.

Para este trabalho, a Lotus fez saber que Patrick Patrikios utilizou com base o som do motor V8 do Lotus Type 49, que venceu o GP da Holanda de 1967 de Fórmula 1 com Jim Clark ao volante.

Ao manipular digitalmente o som do icónico modelo V8, Patrikios e a equipe da Lotus perceberam que desacelerar o som do motor criava uma frequência semelhante ao som natural produzido pelo avançado sistema de transmissão totalmente elétrico do Evija.

Desta forma o novo elétrico da Lotus, que será o carro de produção mais potente do mundo, com quase 2.000 cv de potência, vai contar com um som manipulado digitalmente com origem num V8 que vai servir para personalizar todos os sons do hipercarro, desde o alerta do cinto de segurança, passando pelo som dos piscas.

“Pretendíamos produzir algo que despertasse uma ligação emocional entre o carro e o condutor. O som é algo extremamente influente quando se trata de criar e formar emoções, para enriquecer esse vínculo que é uma parte crítica da experiência da Lotus”, sublinhou Patrick Patrikios.

A principal tarefa deste trabalho foi criar um o som externo do Evija à medida que ele desenvolve toda a sua potência ao acelerar dos 0 aos 300 km/h em menos de 9 segundos.

Recorde-se que o novo hipercarro elétrico da Lotus conta com quatro motores elétricos e está dotado de tração integral com um binário de 1.700 Nm (com vectorização) acelera dos 0 aos 100 km/h em menos de 3 segundos e dos 0 aos 300 km/h em menos de 9 segundos. A Velocidade máxima supera os 320 km/h.

A bateria de iões de lítio de 2.000 kW está colocada atrás (na tradição do motor traseiro da Lotus) e dispõe de uma autonomia na ordem dos 400 km.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel