Lexus UX 300e está pronto para chegar ao mercado e já pode ser reservado | AUTOPORTAL
PUB

Lexus UX 300e está pronto para chegar ao mercado e já pode ser reservado

  • Redação Autoportal
UX 300e: o primeiro elétrico de luxo da Lexus
Primeiro elétrico da Lexus chega ao mercado no primeiro trimestre de 2021
Primeiro elétrico da marca japonesa chega no primeiro trimestre de 2021

O novo UX 300e, o primeiro modelo 100% elétrico da Lexus, vai chegar ao mercado nacional no primeiro trimestre de 2021.

O novo elétrico da marca de prestígio da Toyota, partilha a mesma plataforma do híbrido UX250h e apresenta-se com 4.495 metros de cumprimentos e 2.640 metros de distância entre eixos.

Otimizado para uma condução urbana, o UX 300e conta com um interior que oferece qualidade artesanal, qualidade de construção, conforto e silêncio.

A partir do estudo dos padrões de ruído dos veículos elétricos, a Lexus decidiu alterar alguns detalhes de forma a elevar a qualidade deste seu primeiro modelo elétrico, onde se destaca a adoção de pneus específicos e revestimentos dos arcos das rodas que reduzem o ruído causado por pedras, areia ou água que saltem da estrada, com vista a uma diminuição significativa do ruído no habitáculo.

Outro dos detalhes levado em linha de conta foi o prazer da condução, permitindo produzir um elétrico com uma dinâmica refinada. Para isso, o UX 300e beneficia de um baixo centro de gravidade, uma caraterística da plataforma UX (GA-C), auxiliado neste caso pela localização da bateria sob a carroçaria do veículo e o motor elétrico numa zona baixa do vão do motor.

O UX 300e também recebeu uma suspensão e direção desenvolvidas especificamente, com elementos do controlo de postura avançado Lexus, apresentado no novo concept LF-30 Electrified.

Em matéria de motorização o UX 300e conta com um motor com 150 kW de potência e 300 Nm de binário, enquanto as baterias de iões de lítio têm 54.3kWh, o que promete uma autonomia até 315 km no ciclo WLTP em circuito misto, valor esse que segundo a marca japonesa pode ultrapassar os 400 km em utilização urbana.

Em matéria de carregamentos, a bateria do novo UX 300e demora 23 horas a carregar na tomada doméstica, mas se utilizar uma wallbox de 8,8 kW o tempo de carregamento desce para as 8 horas para alcançar 80% da capacidade.

Recorrendo a carregadores rápido até 50 kW, o carregamento de 80% da bateria é alcançado em 50 minutos.

As baterias estão equipadas com um sistema de gestão da temperatura que opera em temperaturas ambiente baixas e altas. A fiabilidade também aumenta com o uso de vários sistemas de monitorização que regulam o carregamento e evitam situações como a sobrecarga.

A Lexus já revelou que as baterias do novo UX300e vão contar com uma garantia de 10 anos ou um milhão de quilómetros, e 7 anos de garantia ou 160 000 km para os restantes componentes.

A marca de prestígio da Toyota já fez saber que já abriu o período de reservas para o novo Lexus UX 300e, que vai chegar ao mercado no primeiro trimestre de 2021, com um preço que arranca 52.500 euros.

  • TEMAS:
  • Lexus

  • UX 300e

  • Elétrico

Veja mais