Mobilidade

Mobilidade autónoma: Aurrigo é o primeiro autocarro sem condutor no Reino Unido

A Aurrigo colocou em operação o primeiro autocarro autónomo num percurso em redor do Campus de Cambridge em Inglaterra
Texto

O Aurrigo Driverless Shuttle, como o próprio nome indica é um veículo de transporte de passageiros sem condutor.

Em comunicado a empresa inglesa assume que este é o primeiro passo de um projeto que pretende testar em condições reais a funcionalidade de um transporte de passageiros, completamente autónomo, em estrada aberta.

Em teste estão três unidades, com capacidade para 10 pessoas. Esta configuração obedece no entanto ao atual e necessário contexto de distanciamento social devido à pandemia, pois o veículo poderá transportar até 30 pessoas.

O projeto junta a Aurrigo, a GCP (Parceria para a mobilidade da zona de Cambridge), a Smart Cambridge (empresa tecnológica) e a CCAV (Centro para os Veículos conectados e autónomos).

Os utilizadores poderão instalar uma aplicação no smartphone (há uma limitação de utilizadores para usarem a app) e, através da mesma poderão indicar que pretendem utilizar o serviço ao longo dos cerca de três quilómetros de rota (que dura 20 minutos) em redor do Campus Universitário de Cambridge.

O projeto da Aurrigo deverá estender-se em breve a outras cidades

Todo o sistema é completamente automatizado, digital, sem interação humana e o veículo sem condutor está em permanente monitorização por responsáveis do consórcio.

A tecnologia junta radares, lidar, sensores de aproximação, cartografia avançada e conta com informação em tempo real do estado do trânsito.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal