Novo Citroën ë-Jumper chega ao mercado em março com autonomia até 340 km

  • Redação Autoportal
  • 30 jan 2021, 10:26

Citroën reforça gama de comerciais 100% elétricos com a chegada do novo ë-Jumper

A Citroën continua a consolidar a sua estratégia de mobilidade elétrica tendo revelado agora que o novo ë-Jumper de zero emissões vaio chegar ao mercado já em março.

O novo ë-Jumper está disponível em quatro comprimentos – L1 (4,96m); L2 (5,41m); L3 (5,99m) e L4 (6,36m) e três alturas (H1, H2 e H3), oferecendo entre 8 e 17 m3 de volume útil, com uma carga útil máxima de 1.890 kg (consoante as versões).

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O novo modelo conta com um motor elétrico que debita uma potência de 96 kW (120 cv) e um binário máximo de 260 Nm, disponível logo desde o arranque, garantindo uma reatividade imediata, sem vibrações, sem ruído, sem passagens de caixa, e naturalmente, sem emissões de CO2.

A velocidade máxima está limitada eletronicamente a 110 km/h e 90 km/h para as versões de 4 toneladas.

Em termos de autonomia, o novo Citroën ë-Jumper é proposto com uma dupla oferta e dessa forma as versões L1 e L2 estão disponíveis com a bateria de 37 kWh para uma autonomia máxima de 200 km (valor em processo de homologação) de acordo com o protocolo de homologação WLTP.

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Já as versões L3 e L4, bem como a versão chassis cabina, estão equipadas com a bateria de 70 kWh para uma autonomia máxima de 340 km.

As baterias da ë-Jumper podem ser recarregadas em estações de carregamento rápido, público ou privado com uma Wallbox de 3,7 a 22 kW que requer um cabo tipo 3 (fornecido com o veículo),

Nas estações de carregamento públicas de até 50 kW com um cabo tipo 4 permite que as duas baterias sejam carregadas a 80% em 1 hora.

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Já numa wallbox monofásica de 7kW, o carregamento da bateria pode demorar entre as 6 horas para a bateria de 37 kWh, e de 12 12 horas para a versão de 70 kWh

O novo ë-Jumper está equipado com uma única velocidade variável que não só facilita a condução, mas também otimiza a eficiência do motor elétrico e, assim, aumenta a autonomia de condução.

Além disso, o ë-Jumper conta com um recuperador de energia que permite controlar o funcionamento dianteiro-traseiro e as funções de recuperação de potência de travagem regenerativa em determinadas fases. Assim, a recuperação de energia tem lugar a partir do momento em que o condutor liberta o pedal do acelerador e pressiona firmemente o pedal dos travões.

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O novo ë-Jumper conta com portas laterais deslizantes com largura de até 1,25 m e de uma soleira de carga modular, beneficiando de uma suspensão traseira ajustável em 7cm na altura.

Em matéria de design, a versão elétrica distingue-se exteriormente pela zona de carregamento localizada no guarda-lamas dianteiro esquerdo, pelo monograma “ë” localizado na porta traseira direita e nos guarda-lamas dianteiros.

Já no interior destaque para o espelho retrovisor onde são exibidas várias funções úteis, tais como o nível de carga da bateria e a sua percentagem, autonomia em quilómetros, mudança engrenada, tensão em Volts e amperagem, bem como o indicador ‘Go green’ que é exibido quando o motor é ligado e indica que está em funcionamento.

Para além disso o Citroën ë-Jumper possui outros recursos de segurança, como um sistema de monitorização de baixa pressão dos pneus, airbags de passageiro e airbags laterais (opcional), sistema de travagem de emergência, fecho centralizado, faróis e limpa para-brisas automáticos, ecrã táctil de 5 polegadas que dá acesso ao sistema de áudio compatível com MP3 e Bluetooth e às funções de navegação e câmara retrovisora, em opcional o ë-Jumper pode estar dotado de um ecrã de 9 polegadas, bem como de luzes LED DRL.

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No que toca aos sistemas de ajuda à condução, destaque para a câmara de visão traseira e sensores de marcha atrás, reconhecimento de sinais de limite de velocidade, cruise control, limitador de velocidade, sistema de alerta de ângulo morto, entre outros.

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