Novo Opel Vivaro-e chega ao mercado com autonomia até 330 km

  • Redação Autoportal
  • 28 abr 2020, 16:06

Primeiro veiculo comercial totalmente elétrico da marca germânica conta com um motor de 136 cv

O Opel Vivaro-e é o primeiro veículo comercial totalmente elétrico do construtor alemão que chega ao mercado disponível em três comprimentos e diversas variantes de carroçaria e com uma autonomia até 330 km.

Assente na plataforma EMP2 do grupo, que permite recorrer tanto a motorizações convencionais como a sistemas de propulsão elétrica, o Vivaro-e conta com duas opções de baterias de iões de lítio, uma de 75 kWh para um máximo de 330 quilómetros de autonomia e uma segunda opção de 50 kWh para uma autonomia máxima de 230 quilómetros.

PUB

As baterias são formadas por 27 e 18 módulos e estão alojadas sob o espaço de carga, não comprometendo a utilização do espaço de carga, o que reduz o centro de gravidade, beneficiando a estabilidade do Vivaro-e em curva e face aos ventos laterais, mesmo quando totalmente carregado.

Com 100 kW (136 cv) e um binário de 260 Nm, o Vivaro-e alcança uma velocidade máxima de 130 km/h, controlada eletronicamente e um sofisticado sistema de travagem regenerativa, que recupera a energia produzida em travagem ou desaceleração, aumenta ainda mais a eficiência deste modelo.

PUB

A Opel revelou ainda que o Vivaro-e é tão fácil de carregar como de utilizar. Recorrendo a uma wall box, a um posto de carregamento rápido ou mesmo a um cabo de carregamento ligado a uma tomada doméstica.

Utilizando um posto de carregamento público de 100 kW DC, o carregamento da bateria de 50 kWh é realizado até 80% em cerca de 30 minutos (45 minutos no caso da bateria de 75 kWh).

A Opel oferece carregadores a bordo que asseguram que os carregamentos se realizam no mais curto espaço de tempo e que a bateria (coberta por uma garantia de 8 anos/160.000km) tenha uma vida útil longa.

PUB

No mercado português, o Vivaro-e contará com um carregador de bordo trifásico de 11 kW ou um carregador de bordo monofásico de 7,4 kW, de série.

O Vívaro-e oferece uma capacidade de carga até um total de 1400 kg e tem uma capacidade de reboque de 2500 kg e conta com uma gama ampla de sistemas de assistência ao condutor, entre os quais se destacam Head Up Display, Alerta de Desvio de Trajetória, Reconhecimento Alargado de Sinais de Trânsito, Alerta de Atenção do Condutor, Programador de Velocidade Semi-adaptativo, Alerta de Colisão Frontal e Travagem Automática de Emergência. Sensores ultrassónicos nas placas dianteira e traseira do Vivaro-e alertam o condutor para a presença de obstáculos ao estacionar e monitorizam o “ângulo morto” lateral.

PUB

Dependendo do nível do equipamento, a imagem da câmara traseira de 180 graus é apresentada no touchscreen de 7 polegadas. Os sistemas Radio Multimédia e Multimédia Navi Pro do Vivaro-e integram um grande touchscreen de 7,0 polegadas. Ambos possuem integração do telefone através dos sistemas Apple CarPlay e Android Auto. Já o Multimédia Navi Pro possui também navegação europeia em 3D.

A Opel revelou ainda que o período de reservas da nova Vivaro-e vai arrancar no verão e que as primeiras entregas vão acontecer nos últimos meses do ano.

 

Continuar a ler

RELACIONADOS

Vídeo: Opel já deixa espreitar para o novo Mokka elétrico

Opel Grandland X Hybrid PHEV vem em abril e já tem preços para encomendas

Opel apresenta o novo Insignia com a versão desportiva GSI

COMPUTADOR DE BORDO

Saiba como deve circular em rotundas de forma correta

Fique a saber como são as novas cartas de condução

Descontos nas portagens das ex-Scut de Algarve e Interior vão até aos 55%

VEJA MAIS

MAIS LIDAS