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Opel revela o novo Combo-e que chega no outono

Combo-e pode alcançar uma autonomia máxima até 275 quilómetros
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A Opel revelou a versão elétrica do seu veículo comercial ligeiro, Combo, que vai chegar ao mercado no segundo semestre de 2021, reforçando desta forma a estratégia de eletrificação da marca.

A mais recente proposta do portfólio de comerciais totalmente elétricos da Opel está disponível em dois comprimentos de carroçaria: o Combo-e de 4,40 metros de comprimento, com uma distância entre eixos de 2.785 mm, pode transportar objetos com um comprimento máximo de 3.090 mm, tendo uma capacidade de carga máxima de 800 kg, um volume de carga entre 3,3 e 3,8 m3 e uma capacidade de reboque de 750 kg.

Já a variante mais longa XL, com 4,75 m, apresenta uma distância entre eixos de 2975 mm e um volume de carga máximo de 4,4 m3, pode acomodar objetos com um máximo de 3.440 mm de comprimento.

A variante elétrica do Opel Combo conta com um motor de 100 kW (136 cv) de potência e um binário máximo de 260 Nm, que permite uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 11,2 segundos, e uma velocidade máxima (limitada eletronicamente) de 130 km/h.

O motor elétrico é alimentado por uma bateria de iões de lítio de 50 kWh, que está integrada no piso do automóvel, entre os eixos dianteiro e traseiro, de modo a não comprometer a utilização da área de carga ou o compartimento dos passageiros.

Desta forma a bateria também reduz o centro de gravidade do veículo, em benefício da estabilidade em curvas, contribuindo para uma condução mais ágil.

Em matéria de carregamentos, o Combo-e está preparado para uma variedade de infraestruturas e opções de recarregamento, que vão desde ‘wall box’ até carregadores rápidos, ou mesmo, se necessário, através de cabo para ligação a uma tomada doméstica. Recorrendo a uma estação de carregamento rápido de 100 kW, é possível proceder a um recarregamento da bateria até 80 por cento em cerca de 30 minutos.

O novo furgão elétrico da Opel pode ainda contar com um carregador de bordo trifásico de 11 kW ou um carregador de bordo monofásico de 7,4 kW.

A bateria do e-Combo, permite a este modelo elétrico da marca germânica pode alcançar uma autonomia máxima até 275 quilómetros com uma única carga.

Tal como seus ‘irmãos’ equipados com motores térmicos (a gasolina e a gasóleo), a variante de zero emissões apresenta igualmente uma abrangente lista de tecnologias e de sistemas de assistência ao condutor, onde se destaca o alerta de cansaço do condutor e o reconhecimento de sinais de trânsito, alerta de colisão dianteira com deteção de peões e travagem automática de emergência.

Para além disso o Combo-e conta ainda com o sistema Surround Rear Vision, que ajuda a evitar acidentes com ciclistas e peões ao descrever curvas para a direita, graças a duas câmaras que oferecem visibilidade adicional para as zonas traseira e lateral.

No habitáculo destaque para o sistema de infoentretenimento Multimedia Navi Pro, que integra um ecrã tátil com 8 polegadas e está disponível com Apple CarPlay e Android Auto.

O novo Combo-e vai chegar ao mercado nacional no segundo semestre de 2021, e constitui mais um passo na estratégia da Opel em contar com pelo menos uma versão eletrificada em cada modelo da sua gama de passageiros e de comerciais ligeiros até 2024.

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