A Opel iniciou o processo de eletrificação dos seus produtos, coma a nova geração Corsa.
A marca alemã disponibiliza pela primeira vez uma versão elétrica a bateria, com autonomia de 330 quilómetros. A autonomia do Corsa-e pode ser ajustada pelo condutor graças a três modos de condução: Normal, Eco e Sport.
O modo Sport modifica a resposta do sistema para tornar o Corsa-e ainda mais dinâmico, mesmo que isso represente uma perda pouco significativa de autonomia. No modo Eco, o novo elétrico da Opel transforma-se num ‘corredor de fundo’ sem que isso se reflita de forma muito sensível no conforto.
O Corsa-e alia a utilização sem emissões a uma condução dinâmica fruto dos seus 136 CV de potência (100 kW) e um binário instantâneo de 260 Nm
Estes números permitem ao Corsa-e acelerar dos zero aos 50 km/h em 2,8 segundos e atingir os 100 km/h em 8,1 segundos.
A bateria do Corsa-e de 50 kWh pode receber carga rápida, atingindo 80 por cento da sua capacidade em 30 minutos. O novo Corsa está preparado para todas as opções de recarregamento - através de cabo, posto de parede (‘wallbox’) e carga rápida - e a bateria possui cobertura de garantia de oito anos.
O estado de carga pode ser consultado através da aplicação ‘MyOpel’ com o objetivo de facultar controlo sobre horários e custos de recarregamento.
O Corsa elétrico apresenta um design dinâmico graças a dimensões exteriores compactas semelhantes à de gerações anteriores. Com comprimento total de 4,06 metros, o Corsa apresenta uma linha do tejadilho, ao estilo ‘coupé’ e é 48 mm mais baixa do que o modelo anterior, sem que isso afete o espaço em altura no habitáculo.
O condutor senta-se num plano mais baixo (redução de 28 mm) e o comportamento dinâmico beneficia largamente do centro de gravidade mais baixo, com resposta melhorada.
Já o habitáculo moderno, conta com um tabliê completamente digitalizado, pode receber bancos forrados a couro.
O Opel Corsa-e faz a estreia de diversos sistemas de assistência à condução. Entre estes estão os faróis adaptativos de matriz de LED que surgem no segmento dos ‘sub-compactos’ pela primeira vez.
Os oito elementos de LED controlados por uma câmara dianteira de alta resolução, de nova geração, adaptam continuamente o feixe de luz às condições de tráfego.
Os dispositivos avançados de apoio à condução representam uma clara mais-valia em segurança. Com a nova câmara dianteiro, o reconhecimento de sinais de trânsito deteta informação adicional como sinais de LED. O limite de velocidade é mostrado no painel de instrumentos.
O novo Opel elétrico pode ser também equipado com programador de velocidade adaptativo baseado em radar e sensores de flanco, os quais se estreiam neste modelo. Estão igualmente disponíveis o sistema de alerta de ângulo cego e uma variedade de assistentes ao estacionamento.
As reservas do novo Opel Corsa vão começar dentro de poucas semanas, começando com o Corsa-e, seguido das variantes Diesel e a gasolina.