Novidades

Volkswagen e-Crafter já chegou ao mercado nacional

e-Crafter é primeiro veículo totalmente elétrico da Volkswagen Veículos Comerciais
Texto

Volkswagen e-Crafter já chegou ao mercado nacional disposto a satisfazer as necessidades daquele que precisam de um veículo com espaço generoso para carga e amigo do ambiente

O e-Crafter, oferece uma potência de 136 cv (100 kW) e um binário máximo de 290 Nm permanentemente disponível. A energia é transferida para as rodas dianteiras através de uma caixa de velocidades automática de uma relação (EQ 290), concebida para veículos comerciais.

Motor elétrico com elevada potência e peso reduzido, providencia uma aceleração rápida do veículo, especialmente nos primeiros 60 metros, graças à transmissão automática de uma velocidade, sem interrupção da tração.

Por sua vez, o módulo eletrónico de potência constitui o componente central da tração elétrica. Estabelece a ligação com a bateria de alta tensão e fornece energia elétrica aos componentes eletrónicos internos e ao motor elétrico. O sistema de recuperação permite que a energia cinética gerada nas desacelerações e travagens seja convertida em energia elétrica, através de um alternador. A energia é acumulada na bateria de alta tensão, ficando disponível para a rede elétrica de bordo e para as acelerações.

Existem muitas possibilidades de carregar o e-Crafter. Graças ao sistema de carregamento combinado (CCS), as baterias de iões de lítio podem ser ligadas quer à corrente contínua, quer à corrente alternada. Este sistema permite carregar o veículo em estações públicas de carregamento rápido e em estações de carregamento doméstico da própria empresa.

No caso da corrente contínua, o novo e-Crafter pode ser recarregado muito rapidamente nas estações públicas de carregamento rápido. Atualmente, o sistema de carregamento rápido possibilita uma potência de carregamento de 40 kW, permitindo que a bateria de iões de lítio atinja 80% da sua capacidade de carga em cerca de 45 minutos. Num futuro próximo, as estações de carregamento disponibilizarão uma corrente contínua que poderá alcançar os 350 kW. Com corrente alternada, uma estação de carga poderá carregar o novo e-Crafter em aproximadamente 5 horas e 20 minutos, com uma potência máxima de 7,2 kW. Adicionalmente, um sistema de gestão de carga inteligente permite carregar frotas de maiores dimensões, precisamente quando há mais eletricidade disponível ou a custo mais baixo.

 O novo e-Crafter conserva o generoso compartimento de carga da motorização diesel, que pode ascender aos 10,7 m3 e que tem uma altura interior de 1,91 m, graças à instalação do sistema de gestão das baterias de iões de lítio na estrutura inferior. Equipado com olhais de fixação e piso universal, mantém-se fiel à versatilidade que o caracteriza, oferecendo a base ideal para transformações, de acordo com as necessidades individuais.

 Em matéria de assistência à condução o Volkswagen e-Crafter dispõe, de série, de vários sistemas que protegem a jornada de trabalho, como o assistente de colisão frontal “Front Assist”, com função de travagem de emergência autónoma; os sensores de proximidade que protegem as zonas laterais e traseiras do veículo; o sistema de assistência de permanência na faixa de rodagem “Lane Assist”; e o assistente de vento lateral.

No interior dispõem de um banco duplo do passageiro, com compartimento de arrumação debaixo do assento, costas rebatíveis e mesa, iluminação no compartimento de carga com quatro pontos de LED, banco do condutor “Comfort Plus” com ajustes elétricos, apoio de braço e inserções cromadas na cabine. 

O novo Volkswagen e-Crafter chega ao mercado nacional, com um preço a partir de 63.404 euros + IVA.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos