Novidades

Volkswagen revela eletrizante ID. Space Vizzion com 560 km de autonomia

Novo modelo elétrico da família ID. da Volkswagen foi apresentado em Los Angeles
Texto

Numa altura em que as marcas jogam forte no segmento dos SUV, a Volkswagen revelou agora, no Salão Automóvel de Los Angeles, o novo ID. Space Vizzion, o protótipo do novo modelo elétrico da marca germânica

Este novo modelo utiliza a plataforma MEB e a Volkswagen deixou claro que o ID. Space Vizzion combina as características de uma carrinha, tipo ‘shooting brake’, com as características aerodinâmicas de um Gran Turismo com o espaço de um SUV.

Este novo modelo elétrico, que vai chegar ao mercado em 2021, tem na aerodinâmica a sua grande bandeira, já que os engenheiros da marca aproveitaram a liberdade deste protótipo elétrico para otimizar a aerodinâmica e, assim, aumentar a sua autonomia. 

As entradas de ar foram integradas na frente do ID. Space Vizzion , com o ar a fluir através de um painel horizontal entre os faróis e sendo direcionado para a parte traseira por cima do capô extremamente baixo, o que ajuda a que o ID. Space Vizzion apresente um coeficiente aerodinâmico de apenas 0,24.

Com um ar de uma carrinha este protótipo familiar apresenta 4,958 metros de comprimento, 1,897 m de largura, 1,529 m de altura, enquanto a distância entre eixos é de 2,965 metros.

No interior ID. Space Vizzion apresenta um cockpit totalmente digitalizado. Pela primeira vez, todas as informações relevantes são reveladas através de head-up-display de  realidade aumentada. 

Já o sistema de infoentretenomento conta com um ecrã de 15,6” que se encontra no centro do tablier e que parece pairar no ar.

O condutor pode ainda contra com ID. Light, que a Volkswagen diz ser uma tira de luz interativa colocada entre os pilares A.

Este protótipo ID. Space Vizzion conta com tração traseira ou integral e está equipado com um motor elétrico no eixo traseiro, ou com dois motores elétricos, um em cada eixo, no caso de tração integral.

ID. Space Vizzion disponibiliza uma potência de 279 CV, no caso da versão com tração traseira e 340 CV na versão de tração integral.

Estes números permitem a este prototipo da Volkswagen alcançar os 175 km/h de velocidade máxima, limitada eletronicamente, enquanto a versão com tração integral acelera dos  0 aos 100 km/h em 5,4s.

Nota ainda para o motor elétrico que é alimentado por uma bateria de 82 kWh, que segundo a Volkswagen permite uma autonomia até 590 km de acordo com o ciclo WLTP.

Embora se apresente ainda como um protótipo, este novo modelo elétrico da família ID. da Volkswagen vai dar origem a uma versão de produção que vai chegar ao mercado em 2021, com modelos diferentes para os mercados da América do Norte, Europa e China.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal