Ford confirma o fim da linha para o Mondeo em 2022

  • Redação Autoportal
  • 25 mar, 17:03
Ford Mondeo Hybrid Station Wagon
Ford Mondeo Hybrid Station Wagon

Após 29 anos no mercado e mais de 5 milhões de unidades comercializadas a Ford despede-se do Mondeo

A Ford anunciou esta quinta-feira que vai deixar de produzir o Mondeo no início de 2022, colocando assim um ponto final em 29 anos de produção deste modelo.

O Mondeo foi lançado em 1993, tendo sido o primeiro veículo da Ford a ser referenciado como um automóvel verdadeiramente 'global', destinado a consolidar uma série de outros modelos marca norte-americana à venda em todo o mundo.

PUB

Desde o seu lançamento na Europa, mercado onde veio substituir o Ford Sierra, as vendas do Mondeo superaram os 5 milhões de unidades e o modelo conheceu cinco gerações.

Em comunicado a Ford revelou que o fim da linha para o familiar Mondeo surge tendo em conta “as atuais preferências dos consumidores europeus” e por isso a marca norte-americana está apostada em evoluir para um futuro totalmente elétrico, no que aos seus veículos de passageiros diz respeito.

Em 2020, os SUV e os crossovers representaram 39% das vendas de modelos de passageiros da Ford, mais oito pontos percentuais do que em 2019. Para além disso a marca norte-americana acrescenta que, os clientes estão a revelar uma maior confiança nas tecnologias de eletrificação.

PUB

Destra forma a Ford anunciou que em meados de 2026, a totalidade da gama de veículos de passageiros da marca disponibilizará uma opção zero emissões, tanto através de versões 100% elétricas como de versões híbridas plug-in. Para além disso a  marca aponta para uma circulação puramente elétrica em 2030.

A Ford diz estar plenamente comprometida com a evolução do seu portefólio de veículos de passageiros na Europa, e para isso conta um conjunto de novos modelos, como o recentemente lançado Mustang Mach-E, totalmente elétrico, para além do Mustang Mach-E GT, a apresentar mais no final de 2021, e daquele que será o seu primeiro veículo elétrico de passageiros da Ford de grande volume que vai chegar ao mercado em 2023.

PUB
Continuar a ler

RELACIONADOS

Nova geração Ford Transit Custom totalmente elétrica chega em 2023

Ford mostra a evolução do habitáculo automóvel desde o Model T ao Mustang Mach-E

Ford retira Mustang de 270 cv do mercado europeu

Vídeo: Ford Mustang Mach-E desafia a força da gravidade

Motor EcoBoost Hybrid da Ford ganha nova transmissão automática

COMPUTADOR DE BORDO

Saiba como deve circular em rotundas de forma correta

Fique a saber como são as novas cartas de condução

Descontos nas portagens das ex-Scut de Algarve e Interior vão até aos 55%

VEJA MAIS

MAIS LIDAS