Novidades

Novos modelos de veículos eletrificados vão triplicar até 2021

Portugal só deverá juntar-se à produção de veículos eletrificados a partir de 2023
Texto
Plug-in
Plug-in

O número de modelos de veículos eletrificados irá triplicar no mercado europeu até 2021, mas Portugal só acompanhará esta produção mais tarde.

O estudo da Federação Europeia dos Transportes e Ambiente (T&E), como noticia a agência Lusa, explicita que no final de 2018 estavam disponíveis 60 modelos de veículos elétricos e que em 2021 o número deverá ascender aos 214.

A conclusão surge a partir dos dados da IHS Markit para o mercado automóvel que dão conta de que a maioria dos fabricantes de automóveis está preparada para apostar na mobilidade elétrica.

Os planos de produção permitem ainda perceber que os fabricantes vão desenvolver para o mercado europeu 92 novos modelos 100% elétricos e 118 modelos híbridos 'plug-in' em 2021, cujas vendas irão permitir atingir o limite de emissões de CO2 da União Europeia que foram definidos para esse ano.

O estudo assinala ainda que a informação disponível permite concluir que a produção de veículos eletrificados irá aumentar de forma substancial em substituição da produção daqueles que são movidos a gasóleo.

Ao mesmo tempo, estima-se que até 2023 entrem em operação 16 fábricas de produção de baterias de iões de lítio em grande escala.

Relativamente a Portugal, os dados da IHS Markit que serviram de base a este estudo indicam que, por cá, até 2023, apenas irão ser produzidos automóveis com motores de combustão interna.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano