O fim dos sedan? Volkswagen vai deixar de produzir Passat nos EUA e concentrar-se nos SUV

  • Redação Autoportal
  • 22 jul, 15:37
VW Passat Limited Edition EUA (Foto: VW media)
VW Passat Limited Edition EUA (Foto: VW media)

O futuro dos carros nos EUA é dos SUV elétricos. Sedans já estão a deixar de ser produzidos por falta de procura dos clientes

A Volkswagen anunciou que iria terminar a produção do Passat já a partir do próximo ano. A última versão que irá sair da fábrica do Tennessee irá ser uma edição limitada (na imagem um VW Passat Limited Edition "Chattanooga" - exclusivo para o mercado norte-americano) que terá elementos em homenagem à unidade de produção de Chattanooga.

O Passat iniciou a carreira nos EUA em 1974 e viu várias carroçarias adotarem os nomes Dasher e Quantum antes da uniformização das nomenclaturas (Europa e EUA) em 1990.

PUB

Em 2011 a Volkswagen iniciou a produção local do modelo na unidade no Estado do Tennessee e, desde então, produziu 700 mil veículos para o mercado norte americano e da américa central.

O futuro da produção local da marca passa agora, para já, pelo SUV Atlas (uma espécie de Touareg XXL), apresentado no Salão de Los Angeles em 2016, que ostenta o título de maior veículo produzido no Grupo VW montado sobre a plataforma modular MQB, que também é vendido na Rússia e China sob o nome Teramont.

Volkswagen Atlas
PUB

Em 2022 a fábrica americana irá terminar a conversão para as plataformas elétricas e deverá dedicar grande parte ao novo SUV ID.4

Esta decisão da Volkswagen é um reflexo do mercado americano e já em 2018, no Salão de Detroit, também a Ford disse que iria abandonar a produção nos EUA de sedans como o Fiesta (que tem versões de quatro portas localmente), Focus, Taurus e até Fusion (que entretanto foi já descontinuado).

Continuar a ler

RELACIONADOS

Honda Civic chega aos Estados Unidos na 11ª geração em versão sedan.

Grupo Volkswagen e Seat preparam construção de gigafábrica em Espanha

Volkswagen deixa de vender motores de combustão na Europa em 2035

Way to Zero: a Volkswagen revela os planos para atingir neutralidade carbónica

COMPUTADOR DE BORDO

Detetores de radar de velocidade à venda na internet. Legais ou ilegais?

Governo alega “questões técnicas”: veículos elétricos sem direito a descontos nas SCUT

Atenção às datas de revalidação de carta de condução. Faça tudo online e poupe 10%

VEJA MAIS

MAIS LIDAS