Raríssima Volkswagen Transporter Elétrica em exposição junto a ID.4

O Concurso de Elegância Ilha de Amelia, nos Estados Unidos juntou o novo e o histórico numa exposição onde a mobilidade elétrica do passado junta-se ao presente

A Volkswagen aproveitou a sua segunda presença na histórica exposição “Amelia Island Concours d’Elegance” (Concurso de Elegância de Ilha Amelia, nos EUA), para juntar o novo e tecnológico ID.4 com a histórica Volkswagen Tranporter elétrica de 1979, mais conhecida como Elektrotransporter.

Conheça aqui também o ID4 GTX

Este modelo é baseado numa Volkswagen Transporter Tipo 2 e está em estado de perfeita conservação depois de ter servido numa entidade estatal americana (TVA - Tennesse Valley Authority).

PUB

Produzida entre as décadas 1960 e 1970, esta Transporter fez parte de um projeto da marca alemã para eletrificar e testar o mercado com alguns dos seus mais práticos modelos da altura. Pretendia o construtor tirar dados sobre a fiabilidade e utilidade dos motores de propulsão elétrica.

Em 1978 o Instituto de Pesquisa de Energia Elétrica dos EUA compraram 10 destes modelos, Elektrotransporter e colocaram-nos então ao serviço da TVA para testes.

Está para breve o ID Buzz

A Elektrotransporter usa 24 baterias de chumbo ácida (semelhantes às vulgares baterias dos automóveis) que acrescentavam 555 quilos no peso total do veículo e situavam-se debaixo do chão que foi rebaixado para o efeito.

PUB

O motor elétrico estava soldado diretamente à transmissão e fixado permanentemente em segunda velocidade, com tração apenas traseira.

A potência debitada, de acordo com dados da marca, era de 23 cavalos e a velocidade máxima não ultrapassava os 77 km/h, mas já oferecia travagem com efeito de regeneração (algo que só recentemente é comum em modelos de produção em série).

 

PUB
Sabia que há um pão de forma em Playmobil?

A Volkswagen America adquiriu um destes históricos modelos, realizou uma completa restauração e é este o modelo que vemos na imagem a relembrar o ID.4 que… ele não é dos primeiros elétricos da marca…

Continuar a ler

RELACIONADOS

Way to Zero: a Volkswagen revela os planos para atingir neutralidade carbónica

Desportivo, elétrico e mais sustentável, aí está o novo Volkswagen ID.4 GTX com 220 kW e 480 km de autonomia

Volkswagen lança Transporter que faz os 0-100 km/h em menos de 9 segundos

Volkswagen anuncia preços da gama completa do ID.4

COMPUTADOR DE BORDO

Governo irá reduzir 50% do valor das portagens nas ex-SCUT em 1 de julho

Desconfinamento: 10 Dicas para o seu carro

Saiba como deve circular em rotundas de forma correta

VEJA MAIS

MAIS LIDAS