Seat e Grupo Volkswagen anunciam construção de gigafábrica em Espanha

  • Redação Autoportal
  • 6 abr, 11:27

Está a ser preparado o maior investimento industrial de sempre na história espanhola

Anunciado há apenas uns dias, a Seat S.A. e o Grupo Volkswagen estão a organizar aquele que será o mais investimento industrial de sempre na história espanhola. O valor supera os sete mil milhões de euros e inclui a construção de uma nova gigafábrica de células de bateria na zona de Sagunto, em Valência, que poderá dar emprego a mais de três mil pessoas.

A ideia é que a sua construção tenha início até ao final deste ano, com o objetivo de conseguir iniciar a produção em 2026. O Grupo Volkswagen estima que a capacidade de produção anual desta unidade possa chegar aos 40 GWh. Além da nova fábrica a ser construída na zona de Valência, o Grupo tem também prevista a eletrificação das fábricas de Martorell e Pamplona aproveitando a produção de baterias da nova unidade de Valência.

PUB
O plano da VW para a construção de gigafábricas na Europa
PUB

Os próximos anos serão muito importantes para marcas como a Cupra, por exemplo. Desde que a marca iniciou a sua atividade em nome próprio que os números de vendas têm subido consideravelmente estando já previstos quatro novos modelos para os próximos anos – todos eles equipados com soluções eletrificadas.

PUB

Entre eles está o novo Tavascan, um SUV totalmente elétrico que deverá chegar ao mercado em 2024, tal como um outro novo SUV da marca. Um ano mais tarde, será a vez de um modelo totalmente elétrico de vocação mais urbana iniciar a sua comercialização e haverá ainda mais uma surpresa além deste.

O segundo modelo que deveremos conhecer em 2024 será uma opção eletrificada, mas com um sistema mild-hybrid e uma versão plug-in hybrid, que será produzida na Hungria. Este vai representar uma nova era de modelos híbridos plug-in capazes de percorrer cerca de 100 quilómetros em modo totalmente elétrico com apenas uma carga de bateria.

PUB
Continuar a ler

RELACIONADOS

Cupra Leon recebe nova versão e outras melhorias técnicas

Volkswagen está a desenvolver a futura geração de chassis

Volkswagen revela plano de construção de gigafábricas na Europa

COMPUTADOR DE BORDO

Tem a certeza de que faz o transporte de crianças como deve ser?

Detetores de radar de velocidade à venda na internet. Legais ou ilegais?

Governo alega “questões técnicas”: veículos elétricos sem direito a descontos nas SCUT

VEJA MAIS

MAIS LIDAS