Novidades

Lotus despede-se do Elise e do Exige com uma edição especial

Marca britânica lança cinco novas versões com especificações aprimoradas para celebrar o fim da produção de dois ícones
Texto

A Lotus prepara-se para colocar um ponto final na produção de dois dos seus modelos mais icónicos, o Elise e o Exige, e para isso preparou uma edição especial de cinco carros que a marca britânica diz terem maior potência.

A linha ‘Final Edition’, conta com cinco novas variantes, duas do modelo Elise e três do Exige, que segundo a Lotus estão dotados da mais extensa lista de acabamentos de todos os tempos.

A maior alteração é registada ao painel digital TFT que é totalmente novo com a opção de dois tipos de ecrãs, uma com um conjunto convencional de mostradores e a outra ao estilo de carro de competição com painel de instrumentos digital.

O volante tem um novo design e é revestido em couro e alcântara, para além disso possui uma base plana para criar uma melhor folga para as pernas dos condutores mais altos e para ajudar na entrada e saída.

Já os bancos destes últimos modelos ‘Final Edition’ dispõem de novos acabamentos e padrões.

No exterior uma nova seleção de cores foi introduzida para o Elise Sport 240 e o Elise Cup 250, que lembram alguns dos esquemas de cores que a Lotus utilizou no passado deste modelo e onde se destaca o Azure Blue, a cor usada nas primeiras imagens de carros de produção em 1996, ou a Racing Green, a cor do modelo que a marca britânica apresentou no Salão Automóvel de Frankfurt de 1995.

Substituindo o Elise Sport 220, o novo Lotus Elise Sport 240 ‘Final Edition’ surge equipado com um motor 1.8 litros, melhorado, que disponibilizada mais 23 cv que o seu antecessor, ou seja, uma potência de 240 cv e um binário de 244 Nm.

A Lotus revelou que este modelo é capaz de uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 4,1 segundos.

As jantes em antracite de 10 raios são meio quilo mais leves do que as da versão anterior e fazem parte uma dieta maior que pode incluir, como opção, painéis de fibra de carbono.

Já o Elise Cup 250 ‘Final Edition A’, conta conjunto de ajustes aerodinâmicos, bem como amortecedores desportivos Bilstein, ou barras estabilizadoras ajustáveis e detalhes em fibra de carbono, o que permite reduzir o peso para até 931 kg.

Já os três modelos Exige da edição limitada Final Edition, o Exige Sport 390, Exige Sport 420 e Exige Cup 430, estão equipados com um bloco V6 supercharged de 3,5 litros.

O Exige Sport 390 substitui o modelo 350 e a mudança implica uma revisão no motor que passa a disponibilizar mais 47 cv de potência, para um total de 397 cv.

Desta forma o Exige Sport 390 acelera dos 0 aos 100 km/h em 3,7 segundos e alcança uma velocidade máxima de 277 km/h, num carro que apresenta um peso de 1.138 kg.

Por seu lado o Exige Sport 420, apresenta-se com mais 10 cv de potência que o Sport 410, para uma potência total de 420 cv, o que lhe permite uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 3,3 segundos e uma velocidade máxima de 290 km/h.

Este modelo da edição ‘Final Edition’ está equipado de série com barras estabilizadoras ajustáveis, bem como travões AP Racing, entre outros detalhes.

Já o Exige Cup 430 Final Edition é a versão mais potente desta edição limitada, com um bloco que debita 430 cv potência e permite acelerar dos 0 aos 100 km/h em 3,2 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 280 km/h.

Esta versão musculada do Exige Cup, conta com vários painéis de fibra de carbono e jantes ultraleves de 17 polegadas na frente e 18 polegadas no eixo traseiro, para além de um escape em titânio.

Estas versões de homenagem aos dois modelos lendários da Lotus vão estar disponíveis em alguns mercados europeus com preços que arrancam nos 56.500 euros na Alemanha, para o Elise Sport 240, e nos 79.910 euros para o Exige Sport 390.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal