Bell notification
Deseja receber notificações
autoportal.iol.pt
Permitir
Anular

Guiámos a versátil Volvo V60 Cross Country

  • Virgílio Machado
V60 Cross Country a melhor alternativa a um SUV
V60 Cross Country a carrinha com estilo de SUV
Colocamos à prova a versatilidade da popular carrinha da marca sueca

A Volvo desde há muito que se tornou numa referência no fabrico de carrinhas, as conhecidas station-wagon que fazem as preferências dos clientes portugueses no momento de escolher automóvel.

A nova V60 Cross Country, um conceito em que a Volvo foi pioneira em 1997, é um verdadeiro hino ao conforto da família, nomeadamente quando a hora é de viajar ou mesmo em sair fora do asfalto para uma aventura de fim de semana.

A pensar nisso aceitámos o desafio de levar a nova V60 Cross Country rumo ao Alentejo, para um passeio de fim de semana com a família pelo campo e colocar à prova as capacidade off-road da nova Cross Country.

Mantendo as suas credenciais familiares, a nova V60 Coss Country apresenta um volume da bagageira de 529 litros, face aos 430 litros oferecidos na versão anterior, que podem chegar aos 1441 litros com os bancos rebatidos, ou seja, temos espaço suficiente para colocar a nossa bagagem para um fim de semana de aventura e alguma ‘tralha’ que os mais novos sempre necessitam para os passeios fora da cidade.

Para além disso a bagageira, que na versão ensaiada contava com uma porta automática, está dotada de várias soluções inteligentes, como ganhos para pendurar os sacos das compras, ou um plataforma que se abre a meio da bagageira e permite criar um espaço de suporte para algumas bagagens.

O espaço para os passageiros é também bastante generoso permitindo que um adulto viaje confortavelmente no banco de trás que apresenta uma boa distância entre os joelhos e o banco da frente.

É certo que três passageiros adultos nos bancos traseiros podem sentir-se algo desconfortáveis, nomeadamente o que se sentar ao meio.

Já a distância da cabeça ao tejadilho também é boa apesar de quando olhamos para a V60 Cross Coutry ficarmos com a sessão que o modelo apresenta um ar mais desportivo e mais baixo.

Ao centro, se viajarmos apenas com dois passageiros no banco traseiro, podemos tirar partido do apoio de braços que está dotado de um suporte para dois copos e de um espaço para arrumação de documentos.

Na hora de assumir o comando desta Volvo percebemos de imediato que é fácil encontrar uma posição de condução, o conforto é a palavra de ordem e não apenas para os passageiros.

A nova V60 Cross Country apresenta um interior com design simples recorrendo a materiais naturais e novos detalhes no painel de instrumentos.

Para que as viagens não sejam aborrecidas para os mais novos, esta nova carrinha da Volvo está dotada da mais recente tecnologia de infoentretenimento.

O Sensus Connect é totalmente compatível com Apple CarPlay, Android Auto e 4G. Este sistema é capaz de manter os condutores conectados independentemente da zona onde se encontrem.

A V60 Cross Country vem equipada com um intuitivo ecrã touch que combina as funções do automóvel, navegação, conectividade e apps de entretenimento e que depois de um olhar mais atento até se torna fácil de utilizar.

No teste realizado estivemos aos comandos da versão e D4 turbo-diesel com 190 CV potência e caixa automática geartronic de oito velocidades, que se mostrou bastante suave nas passagens de caixa.

Em autoestrada o conforto é verdadeiramente impressionante, a começar pela ausência de ruídos exteriores. A condução desta carrinha é bastante fácil e o sistema Pilot Assist permite desfrutar de condução semiautónoma até 130 km/h em estradas devidamente marcadas. É certo que o condutor permanece responsável pela monitorização, supervisão e operação geral do veículo, mas a verdade é que o sistemas permite perceber o que será a condução autónoma num futuro pouco distante.

Apesar de termos optado pelo modo de condução ‘Dynamic’ para metade da viagem, foi fácil perceber que a direção fica mais pesada, enquanto no modo de condução, ‘Confort’, tudo parece bastante suave e revelando que V60 Cross Country é bastante fácil de conduzir, mesmo quando enfrentamos estradas mais estreias e sinuosas

Em matéria de segurança, nada foi deixado ao acaso e a City Safety da Volvo, que equipa todos os modelos da marca sueca, combina a funcionalidade de travagem automática e os sistemas de prevenção de colisões para cobrir uma variedade de possíveis cenários de acidentes e ajudar a manter os ocupantes do veículo em segurança. Por isso não estranhe se numa manobra mais apertada e rápida entre outros automóveis o head-up display apresentar um sinal de perigo de grandes dimensões e soar um sinal de alarme.

Este sistema de segurança, City Safety, é capaz de reconhecer peões, ciclistas e animais de grande porte.

Nota ainda para a câmara de marcha atrás que tem uma boa visibilidade mesmo em noite cerrada, permitindo uma maior facilidade na realização de manobras com a V60.

Chegados ao campo e na altura de trocarmos o asfalto por terra batida percebemos de imediato que a tração às quatro rodas, de série nas versões Cross Country, é verdadeiramente eficaz e que nos pode levar nesta carrinha da Volvo aos locais pretendidos.

Apesar da degradação do piso, o conforto no interior da V60 Cross Coutry continua verdadeiramente intocável e para isso bastou selecionar o modo de condução Off-Road, de série neste modelo, tal como os sistemas Hill Descent Control, Electronic Stability Control, Corner Traction Control.

Mesmo com um piso com mais lama devido as chuvas do final de novembro, a Volvo revelou estar a altura da aposta que a marca sueca fez neste novo modelo em torná-lo ainda mais versátil para se adaptar a vários ambientes, reforçando a tradição de segurança e robustez das suas carrinhas, tão do agrado dos portugueses, apesar de ser necessário ter em conta que a V60 Cross Coutry não é um puro e duro todo o terreno, disponível para todo o serviço fora de estrada.

No entanto a tração integral nesta V60 Cross Country é bom que se diga que permite proporcionar una dinâmica de condução bastante interessante e com mais segurança, já que oferece mais estabilidade e controlo em quaisquer condições de piso ou meteorologia.

Por tudo isto é fácil perceber porque razão Portugal é um caso de sucesso para as versões Cross Country com uma percentagem de vendas superior à maioria dos mercados na Europa.

Quanto a preços fique a saber que a versão a diesel D4 da V60 Cross Coutry que testámos tem um preço que arranca nos 57.937 euros

  • TEMAS:
  • Volvo

  • V60

  • Cross Country

Veja mais