Novidades

Skoda cria estações de carregamento nos concessionários com baterias de segunda vida

Terminais vão fornecer energia aos veículos e também às próprias instalações
Texto

A Skoda criou um sistema de armazenamento de eletricidade a partir das baterias usadas nos seus veículos que vai permitir aos seus concessionários criar estações de carregamento a partir de uma segunda vida encontrada para as baterias de iões de litio.

O sucesso do projeto piloto realizado em Praga vai agora evoluir para uma rede de armazenamento de energia pelos concessionários da marca checa na Europa – já há 160 interessados entre Rep. Checa, Alemanha, Países Baixos e Eslováquia, enquanto esta á a ser equacionada a expansão para o Reino Unido.

As estações de armazenamento de energia elétrica – desenvolvidas em parceria com a tecnológica checa IBG Cesko – podem acolher até 20 baterias de 13 kWh dos modelos plug-in da Skoda Superb iV e Octavia iV, ou até cinco baterias de 82 kWh do 100% elétrico Skova Enyaq iV.

O sistema de aproveitamento sustentável de energia com baterias de segunda vida ficará assim com uma capacidade de até 328 kWh que poderá ser utilizada para alimentar estações de carregamento rápido com potência até 150 kW.

Skoda aposta na proteção ambiental

Da mesma forma que fornecerão eletricidade aos veículos, os concessionários ficarão também com uma nova fonte de energia ‘gerada em casa’ para ser ‘consumida em casa’ quer na iluminação dos stands ou das oficinas ou no funcionamento do ar condicionado.

A Skoda que este sistema potenciará uma segunda vida de mais 15 anos para as baterias de iões de lítio que já não estão em condições plenas de utilização nos seus veículos. No final do segundo ciclo de vida, a marca checa reciclará as células das baterias num “processo controlado” sendo as matérias primas depois recuperadas utlizadas na produção e novas baterias.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias