Volvo Cars vai dedicar-se apenas a produzir automóveis elétricos

  • Redação Autoportal
  • 15 jul, 14:46
Volvo e Geely criam Aurobay
Volvo e Geely criam Aurobay

Construtor sueco e Geely Holding criam a empresa Aurobay para produzir motores de combustão, transmissões e soluções híbridas

As empresas Volvo Cars e Geely Holding (detentora da primeira) acabam de anunciar a criação de uma joint-ventur para o desenvolvimento de componentes de motorização, através de uma nova empresa, totalmente autónoma, designada como Aurobay.

A nova companhia apresenta-se como um fornecedor a nível global de motores de combustão de última geração, transmissões e soluções híbridas. No decurso dos próximos meses, a Aurobay irá receber da Volvo Cars todo os ativos da sua subsidiária Powertrain Engineering Sweden, incluindo a fábrica de motores em Skövde, Suécia, e respetiva equipa dedicada a investigação e desenvolvimento, bem como a sua fábrica de motores na China e outros importantes ativos.

PUB

Esta operação irá permitir à Volvo Cars focar-se unicamente no desenvolvimento de novos automóveis totalmente elétricos, já que é objetivo da empresa sueca que este tipo de veículos constitua 50% do seu volume de vendas até 2025. Os restantes 50% deverão ser modelos híbridos, montados com componentes de carácter motriz fornecidos pela Aurobay.

PUB

Para 2030 os objetivos da Volvo Cars revelam ainda maior ambição, no que à oferta de automóveis totalmente elétricos diz respeito. Por essa altura o construtor pretende que a totalidade da sua gama seja composta por modelos elétricos.

No comunicado emitido à imprensa pode ler-se ainda que o futuro da Aurobay passará também pelo fornecimento de componentes a construtores fora do Geely Holding Group.

Continuar a ler

RELACIONADOS

Volvo Concept Recharge antecipa os futuros modelos da marca

Volvo XC90 em projeto de veículo autónomo com a chinesa Didi

Volvo reforça parceria com Nvidia para a condução autónoma

Volvo serão apenas elétricos e comprados ‘online’ em 2030: novo C40 é a estreia

COMPUTADOR DE BORDO

Detetores de radar de velocidade à venda na internet. Legais ou ilegais?

Governo alega “questões técnicas”: veículos elétricos sem direito a descontos nas SCUT

Atenção às datas de revalidação de carta de condução. Faça tudo online e poupe 10%

VEJA MAIS

MAIS LIDAS