Novidades

Volvo Cars vai dedicar-se apenas a produzir automóveis elétricos

Construtor sueco e Geely Holding criam a empresa Aurobay para produzir motores de combustão, transmissões e soluções híbridas
Texto
Volvo e Geely criam Aurobay
Volvo e Geely criam Aurobay

As empresas Volvo Cars e Geely Holding (detentora da primeira) acabam de anunciar a criação de uma joint-ventur para o desenvolvimento de componentes de motorização, através de uma nova empresa, totalmente autónoma, designada como Aurobay.

A nova companhia apresenta-se como um fornecedor a nível global de motores de combustão de última geração, transmissões e soluções híbridas. No decurso dos próximos meses, a Aurobay irá receber da Volvo Cars todo os ativos da sua subsidiária Powertrain Engineering Sweden, incluindo a fábrica de motores em Skövde, Suécia, e respetiva equipa dedicada a investigação e desenvolvimento, bem como a sua fábrica de motores na China e outros importantes ativos.

Esta operação irá permitir à Volvo Cars focar-se unicamente no desenvolvimento de novos automóveis totalmente elétricos, já que é objetivo da empresa sueca que este tipo de veículos constitua 50% do seu volume de vendas até 2025. Os restantes 50% deverão ser modelos híbridos, montados com componentes de carácter motriz fornecidos pela Aurobay.

Para 2030 os objetivos da Volvo Cars revelam ainda maior ambição, no que à oferta de automóveis totalmente elétricos diz respeito. Por essa altura o construtor pretende que a totalidade da sua gama seja composta por modelos elétricos.

No comunicado emitido à imprensa pode ler-se ainda que o futuro da Aurobay passará também pelo fornecimento de componentes a construtores fora do Geely Holding Group.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal