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Estratégia da Renault reforça o regresso do 4 elétrico

Grupo francês destaca objetivos de sustentabilidade que passam pela produção dos veículos elétricos
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Na segunda conferência eWays dedicada à conversão elétrica da sua gama de modelos, a Renault revelou como esta estratégia está a alavancar também os seus ativos tecnológicos e industriais na mesma direção sustentável de diminuição da pegada carbónica.

A competitividade sustentável do grupo francês vai beneficiar da construção da Renault ElectriCity, um ecossistema elétrico compacto que será combinado com a e-powetrain MegaFactory da Normandia.

A fabricante gaulesa anunciou também a realização de parcerias com a start-up francesa Verkor, para codesenvolver uma bateria de alto desempenho, de origem local e sustentável, até 2022 e com a Envision AESC, para construir uma gigafábrica, em Douai, de apoio à produção de baterias de baixo teor de carbono a partir de 2024.

Entre os objetivos centrais apontados nesta segunda conferência está uma pegada de célula de bateria padronizada cobrindo 100% dos futuros lançamentos BEV (veículos elétricos a bateria), em todos os segmentos, para reduzir os custos em 60%, ao nível do pack, até 2030.

No plano da e-motorização “altamente compacta”, os níveis de poupança apontam a -30% em termos de custos e a -45% de energia desperdiçada oferecendo uma autonomia para VE extra de até 20km.

A conferência subdesignada ElectroPop reforçou a produção dos previstos “dez novos veículos elétricos” destacando os já conhecidos Renault 5, regressado “com um custo reduzido de 33% face ao Zoe”, e do Mégane Electric e anunciando “um novo modelo intemporal com a mística ‘4ever’”.

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