AFIA revela dados de exportação de componentes automóveis referentes a fevereiro

  • Redação Autoportal
  • 12 abr, 15:00
Exportação peças automóveis
Exportação peças automóveis

No passado mês de fevereiro, a exportação de componentes automóveis teve um decréscimo de 2,3% face a fevereiro de 2021

A indústria de fabrico de componentes para automóveis em Portugal é um pouco menos conhecida do que a dos automóveis propriamente ditos, ainda que muitas vezes estas até estejam interligadas. Mas no que diz respeito à exportação de componentes automóveis para outros países, os valores globais do passado mês de fevereiro registaram um volume inferior ao mesmo mês do ano passado de cerca de 19 milhões de euros, o que representa um decréscimo de 2,3 pontos percentuais.

Com exceção do primeiro mês deste ano, e usando os valores do Instituto Nacional de Estatística, que foram usados pela AFIA, é possível verificar que o volume mensal de exportações está sempre abaixo do registado no mês homólogo do ano anterior desde o passado mês de julho de 2021.

PUB

Devido a esta mesma exceção do primeiro mês deste ano, os valores acumulados dos primeiros dois meses de 2022, acabam por ficar ligeiramente acima do registado no início de 2021, com uma diferença de seis milhões de euros, ou seja, uma subida de 0,3% no valor total de 1.638 milhões de euros dos primeiros dois meses deste ano.

PUB

Em termos de destinos, os principais mercados de incidência das exportações de componentes automóveis continuam a ser Espanha, com um volume de 518 milhões euros (+1,8%), seguido da Alemanha com 340 milhões (+8,7%) e de França com 178 milhões (-13,7%). Em quarto lugar estão os Estados Unidos, com um volume de vendas de 80 milhões de euros, o que representa uma enorme subida de 40,1%, mas por outro lado, no quinto lugar, encontramos o Reino Unido que, apesar de um volume de 64 milhões euros, é um valor que significa uma descida acima dos 20 pontos percentuais.

PUB
Continuar a ler

RELACIONADOS

Saiba onde vão estar os radares nesta semana da Páscoa, pois «quem o avisa...»

Mister-Auto passa a incluir o catálogo de peças usadas da B-Parts

Exportação de componentes para automóveis continua em queda

COMPUTADOR DE BORDO

Tem a certeza de que faz o transporte de crianças como deve ser?

Detetores de radar de velocidade à venda na internet. Legais ou ilegais?

Governo alega “questões técnicas”: veículos elétricos sem direito a descontos nas SCUT

VEJA MAIS

MAIS LIDAS