Novidades

AFIA revela dados de exportação de componentes automóveis referentes a fevereiro

No passado mês de fevereiro, a exportação de componentes automóveis teve um decréscimo de 2,3% face a fevereiro de 2021
Texto
Exportação peças automóveis
Exportação peças automóveis

A indústria de fabrico de componentes para automóveis em Portugal é um pouco menos conhecida do que a dos automóveis propriamente ditos, ainda que muitas vezes estas até estejam interligadas. Mas no que diz respeito à exportação de componentes automóveis para outros países, os valores globais do passado mês de fevereiro registaram um volume inferior ao mesmo mês do ano passado de cerca de 19 milhões de euros, o que representa um decréscimo de 2,3 pontos percentuais.

Com exceção do primeiro mês deste ano, e usando os valores do Instituto Nacional de Estatística, que foram usados pela AFIA, é possível verificar que o volume mensal de exportações está sempre abaixo do registado no mês homólogo do ano anterior desde o passado mês de julho de 2021.

Devido a esta mesma exceção do primeiro mês deste ano, os valores acumulados dos primeiros dois meses de 2022, acabam por ficar ligeiramente acima do registado no início de 2021, com uma diferença de seis milhões de euros, ou seja, uma subida de 0,3% no valor total de 1.638 milhões de euros dos primeiros dois meses deste ano.

Em termos de destinos, os principais mercados de incidência das exportações de componentes automóveis continuam a ser Espanha, com um volume de 518 milhões euros (+1,8%), seguido da Alemanha com 340 milhões (+8,7%) e de França com 178 milhões (-13,7%). Em quarto lugar estão os Estados Unidos, com um volume de vendas de 80 milhões de euros, o que representa uma enorme subida de 40,1%, mas por outro lado, no quinto lugar, encontramos o Reino Unido que, apesar de um volume de 64 milhões euros, é um valor que significa uma descida acima dos 20 pontos percentuais.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal