Cellforce é o nome da nova fábrica que resulta da parceria entre a Porsche e a igualmente alemã Customcells que ficará situada em Tubingen, na Alemanha onde a atual estrutura irá ver a sua capacidade instalada aumentar em 80% fruto desta "joint venture".
Com o lançamento e sucesso do Taycan e a presença no Mundial de Fórmula E a Porsche está a recolher muitas informações sobre o promissor futuro da eletrificação automóvel.
Esta nova fábrica não pretende produzir baterias em quantidade ou assegurar altos volumes de produção. A ideia deste consórcio é ser um centro de desenvolvimento para baterias de alta capacidade e rendimento.
Já viu o vídeo do Taycan Turbo CT no deserto e no gelo? |
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A Porsche assume que em termos de dimensões esta unidade é mais pequena que outras que possam ser comparáveis (se pensou na Gigafactory da Tesla, acertou), mas o seu objetivo é ter uma unidade que é capaz de produzir 100 MWh por ano. Ou seja, nas palavras dos responsáveis em comunicado: “algo como mil carros de alta performance por ano”.
O tipo de baterias que podem ser desenvolvidos poderão ter como destino a competição (não necessariamente a Formula E onde o fornecedor de bateria não é a marca que dá nome à equipa), mas também novas versões de modelos da marca, o que deixa muito em aberto.
A fábrica só irá estar completamente funcional em 2024 e a marca alemã ainda não divulgou qual será o primeiro carro a utilizar as novas tecnologias que estão a ser desenvolvidas.
Mas uma coisa parece certa… vem aí novidades!
Recorde aqui como começou a aventura da Porsche na Formula E em 2019