Novidades

Porsche estabeleceu uma parceria com Customcells para fabricar baterias

Cellforce é o nome da nova fábrica que resulta da parceria entre a Porsche e a igualmente alemã Customcells.
Texto
Porsche investe em fábrica de baterias
Porsche investe em fábrica de baterias

Cellforce é o nome da nova fábrica que resulta da parceria entre a Porsche e a igualmente alemã Customcells que ficará situada em Tubingen, na Alemanha onde a atual estrutura irá ver a sua capacidade instalada aumentar em 80% fruto desta "joint venture".

Com o lançamento e sucesso do Taycan e a presença no Mundial de Fórmula E a Porsche está a recolher muitas informações sobre o promissor futuro da eletrificação automóvel.

Esta nova fábrica não pretende produzir baterias em quantidade ou assegurar altos volumes de produção. A ideia deste consórcio é ser um centro de desenvolvimento para baterias de alta capacidade e rendimento.

Já viu o vídeo do Taycan Turbo CT no deserto e no gelo?

A Porsche assume que em termos de dimensões esta unidade é mais pequena que outras que possam ser comparáveis (se pensou na Gigafactory da Tesla, acertou), mas o seu objetivo é ter uma unidade que é capaz de produzir 100 MWh por ano. Ou seja, nas palavras dos responsáveis em comunicado: “algo como mil carros de alta performance por ano”.

O tipo de baterias que podem ser desenvolvidos poderão ter como destino a competição (não necessariamente a Formula E onde o fornecedor de bateria não é a marca que dá nome à equipa), mas também novas versões de modelos da marca, o que deixa muito em aberto.

TAG Heuer Porsche Formula E Team com o piloto Pascal Werlhein

A fábrica só irá estar completamente funcional em 2024 e a marca alemã ainda não divulgou qual será o primeiro carro a utilizar as novas tecnologias que estão a ser desenvolvidas.

Mas uma coisa parece certa… vem aí novidades!

Recorde aqui como começou a aventura da Porsche na Formula E em 2019

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Radares da PSP: vê onde vão estar na próxima semana de 22 a 28 de abril
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos