Novidades

PSA e Fiat Chrysler acordam fusão: Carlos Tavares será o CEO

Novo 'gigante' do setor automóvel está avaliado em mais de 50 mil milhões de dólares
Texto
Carlos Tavares PSA (Associated Press)
Carlos Tavares PSA (Associated Press)

O grupo francês PSA, fabricante da Peugeot, e a ítalo-americana Fiat Chrysler (FCA) anunciaram esta quinta-feira ter acordado "por unanimidade" uma "fusão das atividades dos dois grupos" para criar uma nova entidade com sede na Holanda.

"Os acionistas dos dois grupos passariam a deter, respetivamente, 50% do capital da nova entidade e, portanto, vão partilhar em parte igual dos benefícios desta fusão", é refere o comunicado conjunto.

O Conselho de Administração será composto por onze membros, cinco dos quais nomeados pela Fiat-Chrysler e outros cinco pelo PSA, incluindo o português Carlos Tavares, como diretor-geral.

O ministro da Economia francês, Bruno Le Maire, congratulou-se com "o início das negociações entre os dois grupos", mas prometeu que o Estado, acionista em 12% da PSA, vai continuar "particularmente vigilante" sobre o impacto na indústria francesa.

A fusão entre as duas construtoras será feita sem o "encerramento das fábricas", garantiram as duas sociedades no mesmo comunicado conjunto, no qual precisaram que as sinergias anuais estão estimadas em 3,7 mil milhões de euros.

A operação de fusão agora anunciada dará origem ao quarto maior grupo automóvel mundial, com um valor de mercado em redor dos 45 mil milhões de euros.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal