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Ferrari 812 Competizione: o V12 atmosférico mais extremo da cena automóvel

Novo superdesportivo de edição limitada também oferece uma variante descapotável
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A Ferrari apresentou oficialmente o novo 812 Competizione, uma edição limitada derivada do 812 Superfast que será exclusiva a grupo de colecionadores e entusiastas oferecendo também uma versão descapotável designada 812 Competizione A.

Anunciado na sua exclusividade há um par de meses pelo diretor de marketing da marca e pré-apresentado há poucos dias para lançar a o seu foco na máxima performance em estrada ou em pista, o novo Ferrari 812 Competizione introduz conceitos tecnológicos inovadores aplicados ao motor, à aerodinâmica e também à dinâmica de condução do carro elevando a fasquia do seu desempenho a novos limites.

A Ferrari apresenta o novo 812 Competizione como “o V12 atmosférico mais extremo da cena automóvel” anunciando uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 2.85 e dos 0 aos 100 km/H em 7.5 segundos ultrapassando os 340 km/h de velocidade máxima.

No coração deste superdesportivo exclusivo está o motor de 6.5 litros derivado do seu irmão mais velho 812 Superfast, mas com um desenvolvimento que lhe permite um novo máximo no red line às 9.500 rpm. A debitar mais 30 cv de potência que o seu antecessor o 812 Competizione consegue uma potência de 830 cv às 9.250 rpm e um binário de 692 Nm às 7.000 rpm.

O bloco do 812 Competizione foi redesenhado em várias áreas chave que passam pela dinâmica dos fluidos, do sistema de combustão ou da redução da fricção interna passando a incluir novos componentes de titânio e carbono, com inspiração na F1 e que também reduzem o peso.

A garantir o ronco característico do V12 Ferrari que continue a fascinar os ouvidos de todos e que cumpra as normas de emissões de gases está um novo sistema de escape único – a par da função star&stop que pode ser desativada para a configuração de performance máxima. Ambos 812 Competizione e 812 Competizione A estão equipados com uma transmissão de dupla embraiagem de 7 velocidades com uma nova calibração aproveitado o aumente de rotações.

No que respeita à aerodinâmica, em estreia num V12 da casa de Maranello está também uma entrada de ar dianteira para aumentar o também renovado sistema de refrigeração a contas com os novos 30 cv de potência. Mais rotações implicam mais aquecimento e o sistema de refrigeração pela circulação do ar foi melhorado na eficiência sem aumento de dimensões ou peso do carro.

O aumento de rapidez nas curvas obrigou também a melhorias quer no sistema de travagem – no que respeita ao arrefecimento dos travões para evitar influência na pressão aerodinâmica à frente num sistema que adota o conceito Aero de ventilação das pinças estreado com o SF90 Stradale – quer na evolução da suspensão dianteira.

A otimização da circulação do ar no 812 Competizione vai desde o aumento da pressão aerodinâmica à frente a uma libertação mais forte dos fluxos na traseira passando por menor afetação do fundo plano através de uma nova geometria com geradores de vórtices laterais e traseiros.

Esta traseira fechada com efeito aerodinâmico também gerador de vórtices introduz uma série de novas soluções de engenharia na conceção do sistema de um tubo de escape único, na geometria do difusor, na dimensão do spoiler a todo o horizonte e no desenho do para-choques.

Com particular atenção ao peso, o Competizione é 38 kg mais leve do que o 812 Superrfast, reduzindo o peso não só no motor, mas numa utilização mais extensa de fibra de carbono no exterior, desde as entradas de ar ao para-choques, desde o spoiler aos aros das jantes.

Entre aerodinâmica e design do carro ganham destaque especial o capô com uma estria transversal na qual assenta uma placa de fibra de carbono funcionando também como elemento de design tridimensional e a substituição do vidro traseiro por uma superfície de alumínio com os geradores de vórtice tornando-o mais compacto no seu desenho fastback.

O novo Ferrari 812 Competizione dispõe de um sistema de quatro rodas direcionais independentes, com evolução do side slip control e desenvolvimento dos pneus específicos Michelin Cup2R. O interior mantém-se fiel ao 812 Superfast, mas com menos peso como nos painéis das portas, por exemplo.

No descapotável Ferrari 812 Competizione A, o conceito de pilares flutuantes num estilo Targa deixa-o mais baixo do que o 812 Competizione quando recolhida a capota em fibra de carbono.

Para colmatar o impacto da inexistência do gerador de vórtices traseiro, o 812 Competizione A introduz um elemento tipo ponte entre os pilares flutuantes, com o fluxo de ar a ser dirigido para o spoiler traseiro recuperando a pressão aerodinâmica ao mesmo nível do 812 Competizione.

Este elemento funciona como uma asa obtendo uma pressão positiva nas superfícies superiores para reduzir o arrasto.

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