Autocarros Iveco Crossway CNG põem transportadora Flixbus a rodar a biogás

  • Redação Autoportal
  • 8 jul, 14:38

Veículos a gás natural estão habilitados a consumir biometano poupando nos recursos para além da redução de emissões

A empresa de transporte de passageiros Flixbus inaugurou uma linha internacional de viagens entre Amesterdão, na Holanda, e Bruxelas, na Bélgica, com autocarros Iveco Crossway CNG que serão alimentados a biogás promovendo a redução de emissões para a atmosfera.

O Iveco Crossway CNG de 13 metros de comprimento tem uma capacidade total de armazenamento 1.260 litros (divididos por quatro depósitos de 315 litros no tejadilho) garantindo uma autonomia na ordem de 600 km.

PUB

O autocarro a gás natural é equipado com o motor Iveco Cursor 9 CNG com uma potência de 360 cv (265 kW) e está também habilitado a funcionar a biogás. E será com o biometano como combustível que os autocarros da Flixbus farão duas vezes por dia, nos próximos três anos, a ligação (de 415 km) Bruxelas-Amesterdão-Bruxelas integrados na frota do transportador belga Coach Partner.

O Iveco Crossway CNG a gás natural permite reduzir as emissões de partículas finas a quase zero, as emissões de óxido de azoto em mais de um terço e também o nível de ruído para metade. Mas ao ser compatível com o biometano, este autocarro aumenta as suas aptidões para a preservação dos recursos maturais.

PUB

Ao ser alimentado por biogás, o Crossway GNC permite reduzir significativamente as emissões de CO2, com números da ONG Atmosfair, parceira da transportadora Flix na estratégia climática, a indicarem que a redução de CO2 graças ao biometano é de 75% em comparação com as operações Diesel nas rotas.

O Iveco Crossway CNG de portas duplas dianteiras e centrais dispõe de uma rampa hidráulica, um espaço oposto à porta central para uma cadeira de rodas e um volume de 5,1 m3 no compartimento de bagagem. Os 44 passageiros sentados têm dispõem de uma mesa integrada nas costas do à sua frente, redes para guardar revistas, espaços para bagagem, dois monitores LCD de 19’’ e fichas USB para carregamento de dispositivos eletrónicos.

PUB
Continuar a ler

RELACIONADOS

Iveco reforça aposta no gás natural com o novo S-Way NP

COMPUTADOR DE BORDO

Detetores de radar de velocidade à venda na internet. Legais ou ilegais?

Governo alega “questões técnicas”: veículos elétricos sem direito a descontos nas SCUT

Atenção às datas de revalidação de carta de condução. Faça tudo online e poupe 10%

VEJA MAIS

MAIS LIDAS