Focus Active Crossover: a nova aposta da Ford

  • Redação Autoportal
Novo Ford Focus Active já está disponível para encomenda

A Ford apresentou agora as novas versões do Focus Active hatchback de 5 portas e Wagon, oferecendo desta forma uma maior versatilidade e estilo robusto a um crescente número de clientes SUV e crossover em toda a Europa

O Focus Active apresenta uma maior distância ao solo e uma configuração de chassis única, que preserva a conhecida dinâmica do Focus proporcionado uma maior capacidade para enfrentar pisos degradados.  bem como uma posição de condução elevada que transmite mais confiança, tanto em cidade como em auto-estrada.

Para melhor comportamento em mau piso e maior durabilidade, foram adoptadas jantes de liga leve de 17 polegadas, com pneus de perfil mais alto 215/55 R17, estando também disponíveis jantes de 18 polegadas, com pneus 215/50 R18. A

Estes novos modelos contam com os inovadores Modos de Condução “Slippery” (“Escorregadio”) e Trail (“Trilho”), e barras de tejadilho (de série) para transporte de bicicletas ou equipamentos desportivos.

O leque de sofisticadas motorizações disponíveis* inclui os potentes e económicos blocos a gasolina EcoBoost 1.0 e EcoBoost 1.5 (este não disponível em Portugal), com potências até 182 CV, e Diesel EcoBlue 1.5 e EcoBlue 2.0, com potências até 150 CV, combinados com caixa manual de seis velocidades ou automática de oito velocidades.

Dotados dos sistemas de assistência ao condutor, estreados no novo Focus, as duas versões do Active  incluem versões actualizadas das tecnologias Cruise Control Adaptativo, Sistema Frontal de Iluminação Adaptativa e Assistência Activa ao Estacionamento.

Detalhes estéticos específicos oferecem ao Focus Active um carácter distinto, versátil e robusto, por dentro e por fora. Os tons escuros dominam a grelha e respectiva moldura, e prolongam-se pelas protecções da carroçaria, que fluem do pára-choques dianteiro para os guarda-lamas, perfil lateral e traseira.

O desenho dos pára-choques dianteiro e traseiro são também específicos da versão Focus Active, tal como as protecções dianteira e traseira com acabamento prata, e as jantes de liga leve. A gama de cores de carroçaria inclui novos tons vibrantes como Branco Metrópolis, Laranja Glow, sendo que os clientes podem também, consoante a cor da carroçaria, optar por uma cor de tejadilho de contraste.

No habitáculo, a sensação de qualidade é reforçada pelo volante e punho da caixa de velocidades revestido a couro, por elementos claros no tabliê e nos painéis das portas e pelas embaladeiras “Active”. Os bancos com almofadado reforçado apresentam-se revestidos com um tecido específico Active, com costuras a azul.

O novo Focus apresenta mais espaço interior graças a um incremento de mais de 50 mm na distância entre eixos (face ao modelo anterior) e a um piso plano. Os ocupantes dos bancos dianteiros dispõem de uns generosos 1.421 mm de espaço ao nível dos ombros. A posição do painel de instrumentos foi optimizada para beneficiar o espaço. A consola central mais estreita, o travão de estacionamento eléctrico e o comando rotativo da caixa automática de oito velocidades também contribuem para a obtenção de mais espaço nos lugares da frente.

Nos lugares traseiros, o espaço ao nível dos joelhos foi aumentado em mais de 50 mm face ao Focus anterior, totalizando agora 81 mm. No que respeita ao espaço ao nível dos ombros, o incremento é de quase 60 mm face ao modelo antecessor. A percepção de espaço é reforçada pelo desenho das janelas das portas traseiras, que se estendem até ao pilar traseiro para criar uma maior sensação de abertura.

O novo Focus Active é o terceiro membro da nova família Ford Active de modelos crossover, após o lançamento dos novos modelos Fiesta Active e KA+ Active no início do ano.

Comentários

Veja mais