A Ford Lusitana terminou o ano de 2018 em alta em termos de mercado nacional, tendo comercializado 12.208 veículos ligeiros, entre automóveis de passageiros e veículos comerciais (mais 319 unidade do que um ano antes), a representante nacional da marca norte-americana registou uma evolução de 2,7 por cento, perfeitamente em linha com o mercado, que cresceu exactamente a mesma percentagem.
Com esta prestação, a Ford alcançou uma quota de mercado de 4,56 por cento, também ela idêntica à fatia de mercado que alcançara em 2017.
Bem mais significativa foi a evolução de 8,7 por cento que a Ford registou nas vendas de veículos ligeiros de passageiros, sector em que comercializou 9.517 unidades, mais 765 unidade do que nos 12 meses de 2017, mais que triplicando a evolução do mercado, que foi de apenas 2,8 por cento.
Fruto deste crescimento, a Ford garantiu uma quota de 4,17 por cento, mais 0,23 pontos percentuais do que um ano antes.
Acrescente-se que apesar da entrada em vigor, a seguir ao verão, da nova normativa WLTP, de consumos e emissões com reflexos nos preços de muitos automóveis, a Ford conseguiu manter a sua dinâmica, registando perdas muito marginais de vendas, face a outras grandes quedas, muitas delas superiores a 15 por cento, registadas no top de vendas, entre os seus principais concorrentes.
“Num mercado cada vez mais concorrencial e com a entrada em vigor da nova normativa WLTP, é de enaltecer a prestação da Ford ao longo de todo o ano passado, numa evolução que se deve, principalmente, ao empenho da nossa Rede de Concessionários e às apostas comerciais que a Ford Lusitana com eles desenvolveu”, refere João Ferro, Director-Geral de Vendas da Ford Lusitana.