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Ford apresenta novo Mondeo Hybrid Station Wagon

Construtor norte-americano revelou a nova versão Hybrid Station Wagon
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A Ford revelou esta sexta-feira no Salão Automóvel de Bruxelas, na Bélgica, a renovada e melhorada gama Ford Mondeo, que integra um novo design exterior e interior, mais elegante, e estreia uma nova versão Hybrid Station Wagon.

O novo Mondeo Hybrid é uma versão única no seu segmento e oferece, agora, uma experiência de condução ainda mais refinada.

A nova Mondeo Hybrid Station Wagon proporciona a autonomia de condução e a liberdade de utilização oferecidas por um motor a combustão tradicional, com a eficiência, economia e requinte de uma motorização eléctrica.

Disponível na versão Station Wagon e no formato de 4 portas com inspiração coupé, o Mondeo Hybrid auto-recarregável tem capacidade para locomoção 100% eléctrica e oferece um arranque silencioso, ideal para uma utilização mais requintada em cidade e em situações de pára-arranque. O grupo propulsor elimina a ansiedade provocada pela autonomia e pela necessidade de os utilizadores terem de recorrer a uma fonte externa para carregar a bateria.

A mais recente geração de software de controlo do propulsor do Mondeo Hybrid proporciona uma resposta suave e linear na aceleração, melhorando a experiência de condução. O novo software do propulsor é também mais eficaz na utilização do binário do motor, com o propósito de obter menores consumos e melhor desempenho, ajustando de um modo ideal as relações de transmissão, de forma a utilizar o máximo de binário ao mais baixo regime possível.

O propulsor híbrido disponibiliza 187 CV e combina um motor de 2,0 litros a gasolina, desenvolvido especificamente e funcionando segundo o ciclo Atkinson, um motor eléctrico, um gerador, uma bateria de iões de lítio de 1,4 kWh, bem como uma transmissão automática com repartição de potência, desenvolvida pela Ford, capaz de simular o desempenho de uma transmissão de variação contínua.

A tecnologia de travagem regenerativa recolhe até 90 por cento da energia normalmente perdida durante as travagens para recarregar a bateria, contribuindo para os seguintes valores previstos de emissões de CO2 e consumos: desde 96 g/km e 4,2 l/100 km na versão de 4 portas, e desde 101 g/km e 4,4 l/100 km na Station Wagon.

Mas o novo Mondeo Hybrid conta ainda com outras tecnologias concebidas para ajudar os condutores a optimizar os consumos sem sacrificar o conforto:

Interface Ford SmartGauge para monitorizar o consumo de combustível e de energia, com funcionalidades como Brake Coach que incentiva a travar gradualmente para devolver mais energia à bateria;

Direcção assistida eléctrica; accionamento eléctrico do ar condicionado, refrigeração do propulsor e sistemas de vácuo, reduzindo significativamente a sobrecarga do motor;

Um sistema de regeneração dos gases de escape, especialmente desenvolvido para aquecer mais rapidamente o habitáculo.

No novo formato de carroçaria Station Wagon, os clientes do Mondeo Hybrid podem contar com 403 litros de capacidade de carga sob a chapeleira, com os bancos traseiros em posição normal, e até 1508 litros com os bancos rebatidos; por sua vez, o piso totalmente plano facilita as operações de carga e descarga de objectos de grandes dimensões. Sob o piso da bagageira existem mais espaços de arrumação.

A versão topo de gama Mondeo Hybrid Vignale também está disponível nas duas variantes de carroçaria (4 portas e Station Wagon).

Para além do novo Mondeo Hybrid, a Ford revelou ainda em Bruxelas outras novidades para o Mondeo. Assim este modelo do construtor norte-americano passa a contar com um motor diesel EcoBlue de 2,0 litros, bem como uma nova transmissão automática de oito velocidades, que adapta os padrões das passagens de caixa ao estilo de condução, tornando a utilização mais refinada.

Já no interior o novo Mondeo inclui novos revestimentos em tecido para os bancos, novas aplicações nos puxadores das portas e novas decorações em forma de lança, exclusivas para as versões Titanium, ST‑Line e Vignale.

Nos modelos equipados com a transmissão automática de oito velocidades, a operação da caixa faz-se por via de um comando rotativo, solução que deu lugar a mais espaço de arrumação na consola central, onde existe agora uma entrada USB para carregamento de dispositivos móveis ou aceder a meios de comunicação portáteis.

A qualidade de construção interior foi igualmente incrementada, com montagens e acabamentos mais perfeitos na consola central e no painel de instrumentos, proporcionando uma sensação mais premium num habitáculo tendencialmente desportivo.

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