O incrível Shelby GT500KR está de volta, mais poderoso que nunca

  • Redação Autoportal
  • 28 dez 2021, 12:20

É a terceira vez que a Shelby vai colocar no mercado o seu GT500KR, com o objetivo de comemorar os 60 anos de existência da empresa

A Shelby American é uma das empresas mais conhecidas do mundo automóvel, não só em solo americano, como em todo o planeta. A sua história e a de Caroll Shelby são mais que conhecidas pelas suas fantásticas criações e que têm agora continuidade com o novo Shelby GT500KR, baseado na mais recente geração do Ford Mustang, e que será o automóvel escolhido para assinalar os primeiros 60 anos desta empresa.

“Há sessenta anos, a Shelby American e a Ford Motor Company colaboraram na criação do seu primeiro carro, o Shelby Cobra”, tal como nos diz Joe Conway, o CEO da Shelby American: “Essa relação resultou na conquista de diversos campeonatos, vitórias à Ferrari em Le Mans e a automóveis incríveis baseados no Ford Mustang. Hoje, oferecemos uma linha de desportivos da Shelby baseada nos modelos da Ford e começámos a explorar os veículos elétricos. Cada modelo produzido pela Shelby em 2022 vai incluir um logo específico do 60º aniversário, para simbolizar a nossa herança e um futuro que se avizinha brilhante, começando com este novo Shelby GT500KR.”

PUB
PUB

Baseado na mais recente geração do Ford Mustang, o novo Shelby GT500KR vai certamente assumir-se pelo seu visual muito mais agressivo, de onde se destaca o capot em fibra de carbono com entradas de ar mais generosas. Este novo desenho não só faz com que o peso do conjunto seja mais reduzido, como melhora a refrigeração de ar do enorme bloco V8. Em termos visuais, o novo GT500KR conta ainda com novas jantes forjadas de 20 polegadas e pneus mais desportivos e até existe a hipótese de o disponibilizar numa versão Wide Body de carroçaria mais larga.

PUB

A unidade motriz deste novo GT500KR começa com o já conhecido bloco V8 de 5,2 litros, mas, graças a modificações no Intercooler e a um novo Supercharger, calcula-se que a potência máxima fique agora acima dos 900 cavalos usando combustível convencional de 93 octanas. Depois disso, há diversas modificações na suspensão, novas barras estabilizadoras e uma afinação especifica do sistema de escape com a assinatura da Borla para lhe conferir uma sonoridade mais poderosa.

PUB

Entre as opções disponíveis e além da carroçaria Wide Body, o novo GT500KR pode incluir cintos de segurança de competição em troca dos assentos traseiros e as características faixas longitudinais na carroçaria – que nem sequer deviam ser uma opção...

Esta será a terceira vez que a Shelby vai disponibilizar a versão GT500KR, depois de o ter feito pela primeira vez em 1968 e ter repetido o feito 40 anos depois, em 2008. O novo modelo deverá começar a ser produzido no início de 2022 sendo que todos os proprietários dos GT500 de 2020 e 2021 também podem encomendar uma conversão do seu carro para a versão KR incluindo o logo de aniversário. Quanto ao novo GT500KR, serão produzidas apenas 225 unidades – com 45 destinadas a territórios fora dos Estados Unidos.

Continuar a ler

RELACIONADOS

Ford quer polícias norte-americanas equipadas com veículos elétricos

Ford Mustang Mach-E é o elétrico mais vendido em Portugal no mês de estreia

Ford Mustang Mach 1 acelera em pista e faz 4,4 segundos dos 0 aos 100 km/h

COMPUTADOR DE BORDO

Tem a certeza de que faz o transporte de crianças como deve ser?

Detetores de radar de velocidade à venda na internet. Legais ou ilegais?

Governo alega “questões técnicas”: veículos elétricos sem direito a descontos nas SCUT

VEJA MAIS

MAIS LIDAS