Novidades

Ford apresenta o Puma ST: o SUV com 200 cv e design musculado

Primeiro SUV desenvolvido pela Ford Performance está pronto para chegar ao mercado
Texto

A Ford revelou finalmente o aguardado Puma ST, o primeiro SUV desenvolvido pelo departamento de Performance da marca para o mercado europeu.

A versão desportiva do Puma conta com o mesmo motor que a marca norte-americana utilizou no Fiesta ST, ou seja, um bloco de 1.5 litros Ecoboost de três cilindros turbo a gasolina, com 200 cv de potência e um binário de 320 Nm, mais 30 Nm do que no Fiesta ST, acoplado a uma caixa manual de seis velocidades.

Este bloco permite ao Puma ST acelerar dos 0 aos 100 km/h em 6,7 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 220 km/h e conta com quatro modos de condução para uma maior versatilidade deste modelo: Normal, Eco, Sport e Track, este último focado na performance e que permite desligar o controlo de tração.

A versão mais musculada do SUV da Ford, não está dotada do sistema mild-hybrid, que equipa a versão normal, mas dispõe de um sistema de desativação de cilindros, o que a Ford anunciar consumos de 6,9 l/100 km, para esta versão desportiva do Puma.

A Ford Performance aprimorou a suspensão traseira deste novo modelo da gama ST com um eixo de torção 40% mais rígido face ao Fiesta ST e 50% quando comparado com a versão normal do Puma.

Para além disso o Puma ST passa a contar com barras estabilizadoras em ambos os eixos de 24 mm na frente e de 28 mm no eixo traseiro, bem como travões dianteiros de maior dimensão.

O trabalho realizado pelos engenheiros da Ford Performance estendeu-se ainda ao nível da direção que foi reprogramada de forma a melhorar em 25% a sua capacidade de resposta face ao modelo normal.

Em matéria de design este Puma ST conta com os habituais destaques desta gama mais desportiva, com um novo ‘splitter’ na frente que segundo a Ford permite melhorar a ‘downforce’ em 80%, uma grelha inferior redesenhada e dotada de generosas entradas de ar, espelhos retrovisores elétricos, para além de um novo difusor e uma dupla saída de escape e jantes e 19 polegadas de liga leve.

No habitáculo o destaque vai para os bancos da frente da Recaro aquecidos e reforçados, com o logótipo ST em relevo e acabamento em material Miko Dinamica aderente, de forma a manter o condutor e o passageiro dianteiro no lugar.

Para alem disso o Puma ST está ainda equipado com volante de fundo plano em couro e um punho da caixa de velocidades com o logotipo ST.

O novo modelo da Ford está equipado de serie com um sistema de infoentretenimento SYNC 3, dotado de um ecrã de 8 polegadas e compatível com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto, sensores de estacionamento bem como carregador sem fios para smartphone e para-brisas aquecido.

A Ford fez saber que o novo Puma ST terá um preço no Reino Unido que arranca nas 28.495 libras, ou seja, 31.187 euros e que as primeiras entregas estão previstas para o final do ano.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal