Novidades

Abarth F595 traz a tecnologia da F4 para a estrada (e já tem preços)

Um coração de 165 cv com um bater desportivo é complementado com especificações técnicas de série
Texto

A Abarth apresentou o novo F595 possibilitando ao condutor do dia a dia comum trazer para a estrada a tecnologia da Fórmula 4 com um modelo que é também ele um tributo ao 50.º aniversário do monolugar concebido por Carlo Abarth para a Fórmula Itália.

O novo Abarth F595, disponível nas variantes de carroçaria berlina e ‘cabrio’ está equipado com o motor T-Jet de 1.4 litros com 165 cv, de acordo com a norma Euro 6D-Final, no qual se baseia a competição de monolugares de Fórmula 4 – da qual recebe o ‘F’ no nome próprio.

“O novo F595 é um concentrado de elementos de design do mundo da competição e foi criado para apelar aos clientes mais jovens, que esperam o máximo desempenho e prazer de condução, aliciando também os fãs da tecnologia e todos aqueles que procuram as mais recentes funcionalidades de infoentretenimento.”

O motor 1.4 T-Jet sobrealimentado tem uma arquitetura que otimiza a temperatura na câmara de combustão permitindo um pico de binário de 230 Nm disponível logo às 2.250 rpm, enquanto a potência é entregue nos regimes mais elevados, na área superior do conta-rotações.

Esta configuração, para além de melhorar as recuperações, resulta num benefício em termos de velocidade máxima com o Abarth F595 a atingir os 218 km/h. O motor está acoplado a uma caixa manual, mas pode ser equipado, em opção, com uma transmissão automática de 5 velocidades, com patilhas no volante. A aceleração dos 0 aos 100 km/h faz-se em 7,3 segundos com a caixa manual e em 7,4 segundos com a transmissão automática.

O Abarth F595 está equipado também com o escape Record Monza, agora evoluído para uma nova configuração com quatro terminais - dois de cada lado, sobrepostos verticalmente. A válvula de escape ativa que controla o ronco é controlada pelo botão "Scorpion" no painel de instrumentos.

As especificações técnicas de série incluem a suspensão traseira Koni com tecnologia de amortecimento seletivo, seletor de programa de condução ou o sistema de travagem com discos dianteiros ventilados com 284 milímetros de diâmetro e traseiros de 240 mm.

Nos elementos de design que distinguem ambas as variantes de carroçaria com o símbolo ‘F595’, a pintura Azul Rally embeleza as capas dos espelhos retrovisores e os defletores frontal e traseiro e o visual desportivo é acentuado pelas jantes em liga leve de 17’’ em preto mate.

No interior, destacam-se o volante em couro e os bancos desportivos Abarth (os Sabelt de competição são opcionais). Ao novo painel de instrumentos junta-se o sistema de infoentretenmento com HD Uconnect em ecrã de 7’’, rádio DAB, compatível de série com Apple CarPlay e Android Auto.

O novo Abarth F595 está disponível com o preço de 27.030 euro para a variante berlina e de 29.530€ para o ‘cabrio’ (antes dedespesas de legalização e transporte e IUC).

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Radares da PSP: vê onde vão estar na próxima semana de 22 a 28 de abril
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos