Tesla poderá vir a montar novas baterias do seu concorrente chinês

  • Redação Autoportal
  • 23 ago, 12:39
BYD Batteries
BYD Batteries

Há indicações de que a Tesla pretende substituir as atuais baterias de iões de lítio pelas novas baterias blade produzidas pela BYD

O setor da produção e fornecimento de baterias para veículos elétricos está ao rubro, numa altura em que os construtores procuram as melhores soluções para equiparem os seus modelos. Baixo custo, qualidade, fiabilidade, segurança e rapidez de carregamento são atributos que todos os fabricantes de automóveis pretendem, quando a procura por veículos alimentados a baterias cresce exponencialmente em todo o mundo.

Informações reveladas pelo BatteryBits dão conta de que a Tesla, ainda o maior fabricante de automóveis elétricos do mundo, irá montar nos seus modelos baterias fornecidas pela BYD, curiosamente o seu maior concorrente no mercado chinês.

PUB
Tesla Model 3

Os rumores revelados pela BB indicam que a marca americana pretende substituir as baterias de iões de lítio fornecidas pela empresa também chinesa CATL, que atualmente equipam os seus veículos, por baterias "blade" ou de célula única, compostas por fosfato de lítio e ferro, por serem mais seguras.

Para mais, o preço das baterias de célula única produzidas pela BYD é consideravelmente mais baixo face à média do mercado das baterias de iões de lítio, pelo que a confirmar-se o fornecimento à Tesla, provavelmente até ao segundo trimestre do próximo ano, será expectável que os modelos do construtor americano baixem de preço. Ao que tudo indica, com esta mudança no fornecimento de baterias, a Tesla irá obter uma redução nos custos de produção em cerca de 15%.

PUB
Veja também aqui o BYD Han EV

Para corresponder ao suposto fornecimento exigido pela Tesla e de modo a estar apta a satisfazer a procura de outros fabricantes, a BYD anunciou, entretanto, a construção de uma nova fábrica de baterias "blade" localizada na província de Anhui, China.

PUB

A fase de testes dos modelos Tesla equipados com baterias da BYD estará já na fase final, embora não haja confirmação por parte de ambas as empresas.

Continuar a ler

RELACIONADOS

Construtores em busca de novos materiais para baterias

Guerra comercial China/EUA obriga a adaptar formas de fabrico de baterias

Reciclagem de baterias: a solução pode estar nas bactérias vivas

GM investe na produção de lítio para baterias em solo americano

COMPUTADOR DE BORDO

Tem a certeza de que faz o transporte de crianças como deve ser?

Detetores de radar de velocidade à venda na internet. Legais ou ilegais?

Governo alega “questões técnicas”: veículos elétricos sem direito a descontos nas SCUT

VEJA MAIS

MAIS LIDAS