Novidades

Veja o Hispano Suiza Alfonso XIII como se fosse criado nos dias de hoje

A Hispano Suiza lançou um desafio muito especial aos alunos do Istituto Europeo de Design da cidade de Turim
Texto

A Hispano Suiza é uma das marcas de luxo mais históricas do mundo automóvel, ainda que não seja das mais conhecidas atualmente. No entanto, em 2024 estará a comemorar o seu 120º aniversário, pelo que é o momento de a recordar de uma forma mais especial.

Em colaboração com o Istituto Europeo di Design da cidade de Turim, foi lançado o desafio aos alunos do último ano do Curso Trienal em Design de Transporte IED Turim de criar uma versão moderna do histórico Hispano Suiza Alfonso XIII, imaginando como seriam interpretados os desejos da altura, mas com as tecnologias atuais.

Também conhecido por T45, este foi o modelo encomendado pelo próprio rei Alfonso XIII, que desejava um automóvel desportivo e ágil. O resultado foi este modelo de dois lugares, desenhado por Marc Birkigt e que foi comercializado entre 1911 e 1914. Estava equipado com um motor de quatro cilindros em linha, com 60 cavalos de potência nas rodas traseiras, que conseguia alcançar uns fantásticos 120 km/h, algo incrível para a altura.

Carmen Boulogne: um elétrico com mais de mil cavalos

Para criar a versão moderna deste modelo, os alunos dos IED de Turim contaram com a ajuda de Francesc Arenas, o diretor de design da Hispano Suiza, que continua a apostar no talento dos mais jovens, tal como sempre foi feito desde os primeiros momentos da marca, desde que foi fundada, em 1904.

Nas palavras de Francesc Arenas, “é um orgulho colaborar com o IED de Turim e poder oferecer as ferramentas necessárias aos seus alunos, para que deixem voar a sua imaginação”. “A inovação e o gosto pelo design são determinantes na história, no presente e no futuro da Hispano Suiza. Para mim, e para a equipa da Hispano Suiza, poder assessorar, trabalhar e inspirar estes novos talentos foi uma experiência estimulante e muito enriquecedora”, asegurou.

A Hispano Suiza continua a ter uma enorme paixão pelo automóvel e pelo seu design, mas também pela tecnologia e pelo futuro, tal como é provado pelas suas criações mais recentes, como o Carmen ou o Carmen Boulogne.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias
BYD Seal vence prémios “Carro do Ano 2024” e “Elétrico do Ano”