Novidades

Porsche 911 Carrera não pode ter motor aspirado mas mantém caixa manual

Marca germânica descarta a utilização de um motor aspirado na geração 992
Texto
Porsche 911 Carrera 4
Porsche 911 Carrera 4

A Porsche já fez saber que vai continuar a apostar no crescimento da geração 992 com novas soluções para o seu 911, que podem passar por um modelo híbrido.

No entanto, para a Porsche o que parece certo é que o 911 Carrera não vai abdicar da utilização de um bloco biturbo para passar a utilizar um motor aspirado.

A confirmação foi feita pelo responsável de produção de carros desportivos GT da Porsche, Frank-Steffen Walliser, em entrevista à revista «Evo», deixando claro que o 911 Carrera não tem espaço para albergar o bloco de 4,0 litros e seis cilindros da empresa instalado no Cayman GTS e no GT4.

“O motor de 4 litros utilizado no GTS não pode ser rodado em 180 graus de forma a que possa ser instalado no 911. Por isso não vamos ver motores aspirados instalados no modelo Carrera. Peço desculpa por isso”, sublinhou Frank-Steffen Walliser.

O responsável da Porsche deixou ainda claro que projetar uma variante do 911 Carrera, com capacidade para contar com um motor aspirado seria demasiado dispendioso e por isso pouco viável.

O que parece certo é que Frank-Steffen Walliser não quer abdicar de uma caixa manual no 911 Carrera, embora admita que vai chegar o dia em que este modelo vai perder o pedal da embraiagem para desgosto dos mais puristas.

“Realizamos várias reuniões para explicar que precisamos de oferecer uma caixa de velocidades manual neste modelo. Vamos continuar com este tipo de transmissão o maior tempo possível, mas um dia essa situação vai terminar. Espero, no entanto, que esse dia ainda esteja muito longe”, concluiu o responsável da Porsche.

Recorde-se que a marca germânica anunciou recentemente que introduziu a caixa manual de sete velocidades nos modelos 911 Carrera S e 4S como opção sem custos alternativa à caixa PDK de oito velocidades. A transmissão manual para os condutores mais puristas que queiram tirar todo o prazer da condução é combinada com o Pacote Sport Chrono.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal