Novidades

Hopium Machina o novo ponta de lança da seleção francesa de veículos a hidrogénio

Revelado em outubro, chega agora à fase de testes e encomendas, é o francês Hopium Machina um hipercarro movido a pilha de combustível de hidrogénio
Texto

Hopium é a face de uma nova empresa francesa fundada pelo piloto Olivier Lombard, a Hydrogen Motive Company (HMC), que pretende construir veículos de alta performance movidos a hidrogénio.

O Hopium Machina foi revelado em outubro passado e agora tornou-se num protótipo real, com testes em pista e encomendas abertas a partir de uma reserva de 400 euros online, embora com entregas previstas apenas para daqui a 3 anos e produção limitada a mil exemplares.

Alpha 0, assim se chama o primeiro protótipo, está já a realizar testes para certificar todas as capacidades e fiabilidade do sistema de baterias “fuel cell” ou de pilha de combustível a hidrogénio.

Possui um sistema com 375 kW de potência (cerca de 500 cavalos) e tem uma autonomia de 1.000 quilómetros, com tempo de carregamento de 80 por cento da capacidade em menos de 3 minutos. A velocidade máxima anunciada é de 230 km/h.

Apesar de ser ainda um pequeno construtor a HMC dá bons indícios no que respeita ao design. Em comunicado a marca revela a ideia:

“a marca do Hopium é uma remanescência da estratificação do hidrogénio e do movimento das ondas na superfície da água” – poético não acham?

Em concreto, o Alpha 0 apresenta linhas fluídas, com uma frente saliente, grelha falsa em malha e faróis muito afilados. Na traseira a bagageira sugere pouca capacidade (embora não existam dados técnicos que sustentem esta observação), um párachoques com aberturas de ar e farolins verticais com forte assinatura LED.

Lombard, que agora parece rendido às novas formas de locomoção sustentável, tem no palmarés o record de piloto mais novo a vencer Le Mans, então na altura com 21 anos. Foi em 2011 ao volante de um Ginetta Zytek/Nissan 09S do Team Bruichladdich na categoria LMP2.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal