Seis coisas que precisa de saber sobre o Hyundai Nexo

  • Redação Autoportal
VÍDEO: Hyundai Nexo o futuro da mobilidade a zero emissões
Novo modelo da marca sul-coreana revela como será o futuro da mobilidade a zero emissões

O Hyundai Nexo é o porta-estandarte tecnológico da gama ecológica crescente da marca sul-coreana e foi desenvolvido sobre uma plataforma dedicada completamente nova.

Equipado com tecnologia fuel-cell revolucionária e sistemas inteligentes de apoio à condução, a mais recente geração fuel cell da Hyundai demonstra como será o futuro da mobilidade a zero emissões.

Comprovando que uma motorização a hidrogénio e amiga do ambiente pode corresponder às necessidades de condução diária, deixamos aqui seis curiosidades sobre o novo Hyundai Nexo.

Estacionamento automático

O assistente inteligente de parqueamento permite ao Nexo estacionar de forma automática ou sair de um lugar de estacionamento com ou sem o condutor no carro. Sim – o Nexo pode literalmente estacionar sozinho.

Com o simples premir de um botão pelo condutor o Nexo pode estacionar em marcha atrás num lugar e estacionamento. Mesmo que as condições do estacionamento não sejam as melhores, o condutor pode ter 100 porcento de certeza de que o Nexo vai estacionar na perfeição.

Condução Autónoma

Para além de estacionar sozinho, o Nexo oferece condução autónoma – e não apenas no parque de estacionamento. No início de 2018, um conjunto de Hyundai Nexo atravessou a Coreia do Sul numa viagem em modo totalmente autónomo. 305 quilómetros depois, esta foi a viagem mais longa alguma vez percorrida por um veículo autónomo de nível 4.

E não se portou nada mal. Anteriormente, outros modelos autónomos mantiveram uma velocidade mais limitada em determinadas partes mais estreitas do caminho, no entanto os Nexo mantiveram os 110 km/h, a velocidade máxima permitida nas autoestradas Sul Coreanas. Mudança de faixa, ultrapassagens e portagens não foram um problema para o Nexo que até conduziu autonomamente em rotundas.

Autonomia do Nexo

Apesar de ter um deposito de combustível maior do que o de seu antecessor – o Hyundai ix35 Fuel Cell – demora apenas 5 minutos a atestar o Nexo. Significativamente mais rápido do que o tempo que demora a carregar um veículo elétrico.

O motor ecológico e eficiente oferece uma autonomia de 666 km – melhor do que qualquer outro veículo elétrico ou fuel cell. Esta autonomia é comparável com a de um motor de combustão interna e dá aos condutores a confiança para percorrer longas distâncias.

Casa abastecida e hidratada

O Nexo para além de oferecer uma mobilidade limpa pode aliviar a tensão da sua rede energética. O seu motor fuel cell pode ser conectado com a rede doméstica para dar energia a vários eletrodomésticos de cozinha, sala e jardim.

A única emissão do Nexo é vapor de água, esta também pode ser utilizada para regar o jardim. Enquanto os veículos convencionais de combustão interna apenas minimizam as emissões, o Nexo pode produzir água para as mais variadas utilizações.

Resiliência a temperaturas abaixo de zero

No início deste ano, o Nexo foi testado a par da restante gama ecológica da Hyundai, nas mais extremas condições com temperaturas abaixo de zero, no Centro de Testes Hyundai Mobis na Suécia, apenas a uma hora de distância do Círculo Polar Ártico. Para resistir a tais condições os engenheiros da conceberam um compartimento novo para aquecer o fuel cell stack do Nexo.

Graças à sua estratégia inteligente de gestão térmica, o Hyundai Nexo pode ser ligado a -30º C, o que se compara com qualquer outro veículo com motor de combustão interna. É composto ainda por um sistema de ventilação que impede a água de congelar.

Purificação do ar

Para além de ser um veículo de zero emissões, o Nexo também filtra e purifica o ar em movimento. Em andamento, reduz do ar a mesma quantidade de poluição que é produzida por dois veículos diesel que percorram a mesma distância.

A atleta olímpica Mireia Belmonte comprovou recentemente este facto ao treinar dentro de uma bolha cujo ar era emitido pelo tubo de escape de um Hyundai Nexo.

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